TELECOM

Anatel aprova regra para mediar e exigir contratos entre teles e OTTs

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/07/2018 ... Convergência Digital

Como já indicara ao abrir a revisão do regulamento de interconexão, a Anatel avançou mais um passo em seu entendimento de que tem competência para tratar do mundo da internet. Na revisão da norma, a agência aproveitou que a Lei Geral de Telecomunicações lhe permite mediar tratativas entre operadoras de telecom e empresas de serviço de valor adicionado para reforçar seu papel.

Assim, incluiu no regulamento que além do poder de dirimir eventuais conflitos entre esses atores também poderá exigir detalhes dos acordos firmados. Para isso, prevê que “a Anatel poderá solicitar a qualquer tempo cópia dos contratos que materializem o relacionamento” entre teles e as chamadas ‘over-the-top’.

No mais, a revisão do regulamento de interconexão busca solucionar o grande número de disputas nos acordos para o tráfego de voz e dados firmados entre as empresas. Houve uma simplificação e a adoção da nomenclatura de mercado no lugar das ‘interconexões classe tal’. Além disso, o órgão regulador prevê que nos casos de inadimplência o corte no fornecimento de interconexão possa ser feito sem autorização da Anatel.

Pela norma, a agência vai exigir a oferta de pontos de interconexão em cada área de registro (DDD) e que essa estrutura inclua redes de nova geração mesmo para tráfego de voz, de forma que novos eventuais competidores não precisem investir em redes de comutação obsoletas, o que deverá ser realizado 90 dias após a publicação do novo regulamento.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.

GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

Apesar de iniciativas em investir nesse campo, estudo da associação destaca que licenciamento de conteúdo é caminho mais realista para teles.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G