Home - Convergência Digital

Funcionários brasileiros burlam regras de segurança de TI por software e apps

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 17/07/2018

O uso de tecnologia defasada estimula aos funcionários a burlarem os processos de segurança da Informação; não confiarem nas equipes de tecnologia e a usarem com maior frequência dispositivos próprios - não sujeitos às regras de segurança - para trabalhar, revela pesquisa sobre Transformação Digital no ambiente do trabalho, feita pela Unisys em 12 países, e que no Brasil, ouviu 1000 pessoas, em abril deste ano, e divulgada nesta terça-feira, 17/07.

Localmente, 71% dos entrevistados admitiram ter baixado aplicativos sem suporte da TI porque são “melhores do que o que a minha empresa oferecia” ou “a empresa não ofereceu uma alternativa apropriada” - a média global é de 63%. Outro dado relevante:81% dos funcionários no Brasil admitiram terem usado soluções que não seguiam os protocolos de segurança desejados. O número representa 10 pontos percentuais acima da média global (71%).

“As pessoas querem acessar as informações na hora e em tempo real. Esse é o efeito da consumerização no ambiente de trabalho. O computador do trabalho é igual ao de casa", avalia Fabio Abatepaulo, diretor de transformação digital da Unisys para América Latina. O estudo também avaliou qual tecnologia os funcionários consideram com maior potencial de impacto no mercado de trabalho nos próximos cinco anos.

No Brasil, 47% dos entrevistados apontaram a inteligência artificial, enquanto na média global, a IA foi apontada por 36% dos entrevistados. Os funcionários das organizações consideradas high Tech, ou seja, tecnologicamente adequada, mostraram maior receio de perderem seus empregos: 58% dos entrevistados no Brasil e 57% na média global.  O medo de perder o trabalho também envolve um grande desconhecimento a respeito da tecnologia. Apenas 22% dos entrevistados globalmente disseram que entendem "perfeitamente" do que trata-se a IA - enquanto 46% disseram que entendem "um pouco". "O medo do desconhecido é real e no Brasil a IA é desconhecida no ambiente do trabalho efetivo", completa Fabio Abatepaulo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

05/12/2018
Para IBM, Brasil precisa avançar muito mais na transformação digital

04/12/2018
Dados Pessoais: Unisys diz que tempo é curto e adequação exige a presença do CEO

04/12/2018
Implementar estratégia digital é urgente para o Brasil

30/11/2018
Computação em nuvem perde vez para IoT no Brasil

05/11/2018
Transformação digital: CIO tem de se reinventar para não ser terceirizado

31/10/2018
Cinco mil estudantes participam de competição online global da Huawei no Brasil

05/10/2018
Governo faz pregão para digitalizar 1,2 milhão de pastas funcionais

28/09/2018
Wilson Sons: TI para ser protagonista tem de provocar para fazer diferente

24/09/2018
Governo sozinho não faz a transformação digital no Brasil

14/09/2018
Hackathon busca game de resposta a incidentes

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site