Home - Convergência Digital

Funcionários brasileiros burlam regras de segurança de TI por software e apps

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 17/07/2018

O uso de tecnologia defasada estimula aos funcionários a burlarem os processos de segurança da Informação; não confiarem nas equipes de tecnologia e a usarem com maior frequência dispositivos próprios - não sujeitos às regras de segurança - para trabalhar, revela pesquisa sobre Transformação Digital no ambiente do trabalho, feita pela Unisys em 12 países, e que no Brasil, ouviu 1000 pessoas, em abril deste ano, e divulgada nesta terça-feira, 17/07.

Localmente, 71% dos entrevistados admitiram ter baixado aplicativos sem suporte da TI porque são “melhores do que o que a minha empresa oferecia” ou “a empresa não ofereceu uma alternativa apropriada” - a média global é de 63%. Outro dado relevante:81% dos funcionários no Brasil admitiram terem usado soluções que não seguiam os protocolos de segurança desejados. O número representa 10 pontos percentuais acima da média global (71%).

“As pessoas querem acessar as informações na hora e em tempo real. Esse é o efeito da consumerização no ambiente de trabalho. O computador do trabalho é igual ao de casa", avalia Fabio Abatepaulo, diretor de transformação digital da Unisys para América Latina. O estudo também avaliou qual tecnologia os funcionários consideram com maior potencial de impacto no mercado de trabalho nos próximos cinco anos.

No Brasil, 47% dos entrevistados apontaram a inteligência artificial, enquanto na média global, a IA foi apontada por 36% dos entrevistados. Os funcionários das organizações consideradas high Tech, ou seja, tecnologicamente adequada, mostraram maior receio de perderem seus empregos: 58% dos entrevistados no Brasil e 57% na média global.  O medo de perder o trabalho também envolve um grande desconhecimento a respeito da tecnologia. Apenas 22% dos entrevistados globalmente disseram que entendem "perfeitamente" do que trata-se a IA - enquanto 46% disseram que entendem "um pouco". "O medo do desconhecido é real e no Brasil a IA é desconhecida no ambiente do trabalho efetivo", completa Fabio Abatepaulo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/08/2019
Citrix: Funcionários desengajados travam a transformação digital

06/08/2019
Nuvem pública dos órgãos federais volta a travar na Justiça

06/08/2019
Japonês Softbank compra 8% do brasileiro Banco Inter

02/08/2019
INPI promete reduzir prazo para registro de chips de 70 para 7 dias

30/07/2019
Teles e bancos são setores mais avançados na transformação digital

18/07/2019
Hospital Santa Paula faz jornada digital, mas alerta para falta de cientistas de dados

10/07/2019
ISPs e transformação digital aquecem o mercado de fibra óptica no Brasil

05/07/2019
BRF faz transformação digital e consumidor ganha voz de decisão

18/06/2019
Unisys: nenhum dispositivo, nenhum software, nenhum usuário é confiável

12/06/2019
Governos precisam de CIOs para liderar a incorporação das inovações

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site