TELECOM

Nova precificação pelo direito de uso de satélite vai à consulta

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/07/2018 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 26/7, a abertura de consulta pública do novo regulamento sobre o preço público pelo direito de uso de exploração de satélites, ou simplesmente PPDES. Segundo explicou seu relator, Emmanoel Campelo, ele segue a mesma lógica do já aprovado novo regulamento de preço público para uso de radiofrequências.

“A lógica a ser adotada para a precificação neste regulamento é a mesma adotada no Regulamento do PPDUR com a utilização de fórmula que contemple custos administrativos e elementos de natureza econômico-operacional”, explicou o relator em seu voto.

O novo regulamento prevê a possibilidade de pagamento à vista ou em parcelas anuais iguais, sendo que o número máximo delas não pode ultrapassar o prazo, em anos, do próprio direito de exploração de satélite, além e que o valor das parcelas não deve ser inferior a R$ 500. A atualização prevista é pela Selic.

Adicionalmente, a proposição prevê que a área técnica busque a unificação das normas relativas ao tema. Como defendeu o presidente da Anatel, Juarez Quadros, o objetivo é simplificar. “De forma que avalie a elaboração de um único instrumento normativo para regulamentar todos os preços cobrados pela agência, submetendo-os no que possível às mesmas normas, para evitar a multiplicidade de regramentos sobre a matéria.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.

MPF diz ao STJ que competência para definir valor de interconexão é da Justiça Federal

Parecer do Ministério Público diz que definição do valor pela Justiça Estadual em ação de recuperação judicial da Hoje Telecom, de Manaus, usurpa competência e gera ambiguidade na interpretação por parte das operadoras de telefonia.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G