Home - Convergência Digital

Projeto de lei amarra renovação de licenças à cobertura móvel rural

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 30/07/2018

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9039/17, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que condiciona novas autorizações no serviço de telefonia móvel à extensão do serviço às áreas rurais. Para isso, o texto inclui dois novos parágrafos no artigo 136 da Lei Geral de Telecomunicações:

§ 4º Nos serviços de telefonia móvel, as novas autorizações estarão condicionadas à extensão do serviço prestado à área rural correspondente”; e “§ 5º O Poder Público promoverá a universalidade e continuidade dos serviços de telefonia móvel nas áreas rurais, sendo facultada sempre que for do interesse público, a redução tributária correspondente”.

“O presente projeto visa universalizar o acesso à telefonia móvel na área rural, através do condicionamento da concessão de novas autorizações à extensão do serviço às áreas mais remotas do interior, além de possibilitar ao Poder Público o incentivo ao desenvolvimento rural por meio de benefícios tributários às operadoras”, defende o parlamentar.

O projeto está na Comissão de Defesa do Consumidor, onde foi designado como relator o deputado César Halum (PRB-TO). Depois, ainda passará pelas comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça.

* Com informações da Agência Câmara

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/06/2019
Telefonia fixa perdeu 157 mil linhas de março para abril

04/06/2019
Ex-diretor da Google assume GSMA na América Latina

20/05/2019
Presidente da FCC anuncia voto favorável a fusão de T-Mobile e Sprint

10/05/2019
Mais de 640 mil linhas fixas são desativas em um único mês

02/04/2019
Parlasul recomenda fim do roaming entre países do Mercosul

08/03/2019
Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

08/03/2019
Teles questionam no STF lei estadual que proíbe bloqueio ao fim da franquia

01/03/2019
STJ: Prazo para exigir cobrança indevida em telefonia é de 10 anos

13/02/2019
Teles trocam toda a base de pré-pagos a cada dois anos

12/02/2019
Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site