INTERNET

Novo estudo identifica internautas só com metadados e 96,7% de acerto

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/07/2018 ... Convergência Digital

Um novo estudo, feito por alunos e professores da University College of London e do Instituto Alan Turing, demonstrou como é possível identificar internautas somente por meio dos metadados de mensagens em redes sociais. Com a combinação desse tipo de informações e três algoritmos diferentes, o estudo indica ser possível fazer a identificação com 96,7% dos casos.

O estudo ‘Você é seus metadados: Identificação e ofuscação de usuários de redes Sociais usando informações de metadados’ se valeu de 5 milhões de contas do Twitter para demonstrar que os metadados carregam muito mais informações do que se poderia imaginar – mas ressalta de que embora tenha sido o estudo de caso, “os métodos propostos são de ampla aplicabilidade”. Mesmo com o uso de técnicas de ofuscação de dados, o sucesso na identificação somente com os metadados alcançou 95% de precisão.

Como indica o estudo, para além dos textos das mensagens efetivamente, cada tuíte contém cerca de 144 campos de metadados, com informações como o número de postagens ou visualizações, hashtags, URLs, além de usuários diretamente mencionados. A partir delas, os pesquisadores criaram uma combinação de 14 campos de dados. E os aplicaram em três conhecidos algoritmos de machine learning (Multinomial Logistic Regression, MLR; Random Forest, RF; e K-Nearest Neighbors, KNN).

Outros estudos nessa linha já demonstraram que que o conteúdo de uma mensagem postada em rede social é capaz de revelar idade, gênero, orientação política, ou mesmo o estado de ânimo de grupos ou indivíduos. Análise de imagens podem apontar onde uma foto foi tirada, onde vive o fotógrafo ou mesmo o status de um relacionamento. “Argumentamos que as informações comportamentais contidas nos metadados são tão informativas quanto essas”, sustentam os autores.


Empresa americana, dona do Bolsomito 2k18, comunica à Justiça o fim da venda do game

O game tinha o então candidato à presidência, Jair Bolsonaro. O personagem ganhava pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT.

Dados Pessoais: Google recebe punição máxima de 50 milhões de euros na França

A Regulação de Proteção Geral de Dados (GDPR), em vigor desde maio do ano passado na União Europeia, vira pesadelo para as companhias de Internet.

Anatel impõe ofertas obrigatórias de conexão em apenas seis PTTs

Pontos de troca de tráfego escolhidos são os de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba e Brasília. A decisão afeta Oi, Telefônica, Claro, TIM e Algar.

Perícia digital: Disputa judicial exige mais prazo de armazenamento de dados

"Conflitos judiciais levam mais tempo que o exigido das empresas para armazenamento das informações. Com dados, não há anonimato na Internet", observa João Alberto Matos, do Pio Tamassia Advocacia. Fake News e perfis falsos nas redes sociais mobilizam a maior parte das perícias digitais.

MPF investiga Facebook por prestar informação falsa e descumprir ordem judicial

Para o Ministério Público, “a atitude mostra desrespeito aos Poderes da República Federativa do Brasil". Facebook tem 30 dias para dar esclarecimentos.

Revista Abranet 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Veja a Revista Abranet nº 26 Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G