INTERNET

Banda larga cresce puxada por fibra óptica e pequenos provedores

Luís Osvaldo Grossmann ... 31/07/2018 ... Convergência Digital

Os números do mercado de telecomunicações dão força ao senso comum de que o acesso a internet é o serviço mais relevante. No primeiro semestre de 2018, a oferta de banda larga fixa cresceu 5% e adicionou 1,4 milhão de novas conexões, na contramão da telefonia fixa e móvel e da TV paga, todos em trajetória decrescente. No total, o Brasil encerrou junho com 30,3 milhões de acessos fixos à internet.

Mais uma vez, o destaque ficou com os pequenos provedores, ainda considerados aqueles com menos de 50 mil clientes. Eles foram responsáveis por mais de 1 milhão do total de novos acessos e continuam trazendo sete de cada 10 novas conexões do serviço de comunicação multimídia. Tanto nos seis primeiros meses de 2018 como no agregado do ano terminado em junho, período em que o segmento cresceu 9%, os pequenos ficaram com 71% das adesões líquidas.

Esse movimento ajuda a reduzir a concentração na oferta de internet no Brasil, ainda dominada por apenas três grupos: Claro/Net, que lidera com 30% do mercado, Telefônica (25%) e Oi (20%). Com exceção da Oi, que ainda às voltas com a recuperação judicial encolheu 1,7% desde janeiro, as líderes também cresceram. A Claro/Net avançou 3% e agregou 272 mil novos acessos. A Telefônica, com 131 mil, cresceu 1,7%. Entre os pequenos, porém, a alta foi de 22,7% no mesmo período.

No conjunto, a banda larga fixa é dominada por quatro tecnologias. Ainda predominam as conexões suportadas pelas redes tradicionais de telefonia, com 42% dos acessos via xDSL. O cabo coaxial fica com 30% do mercado, enquanto as redes de fibra óptica já figuram como a terceira principal forma de conexão, com 13,6% do total. Acessos por rádio de alta capacidade são 7,8%. Juntas, essas quatro tecnologias representam 95% da banda larga fixa no país.

É a fibra, no entanto, que vai ganhando terreno. De longe é a tecnologia que mais cresce, tendo sido responsável por 1 milhão das 1,4 milhão de novas conexões adicionadas no primeiro semestre de 2018. Nesse período, cresceu 35%, muito mais que as conexões por cabo (+6,6%) ou mesmo rádio (+13%). E se analisada a trajetória dos últimos 12 meses, o avanço é ainda mais significativo, de 75%. No total, já são 4,1 milhões de conexões por fibra no país.



Com medo dos EUA, Europa adia planos de imposto para internet

Ideia de cobrar 3% das receitas de gigantes da rede como Google, Facebook e Amazon esbarra no receio da reação americana à taxação de suas empresas.

Sem integração, é impossível desenvolver IoT no Brasil

Iniciativa privada, universidades e poder público precisam trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento de um ecossistema local para Inteernet das Coisas, adverte Elizabete Couto, diretora de IoT da Embratel.

2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Anatel empurra para 2019 posição sobre franquia na banda larga

Com o quarto adiamento e mais uma vez considerando a baixa participação social no debate, assunto foi transferido para a agenda regulatória 2019-2020. Segue em vigor a cautelar que impede o corte das conexões ao fim das franquias.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G