INOVAÇÃO

Paraná coordenará rotas de TI com Inteligência Artificial no Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Foz do Iguaçu ... 03/08/2018 ... Convergência Digital

O Parque Tecnológico de Itaipu e o Ministério da Integração Nacional vão assinar, ainda em agosto, um convênio onde o PTI assume a coordenação das rotas de Tecnologia da Informação em Inteligência Artificial para as rotas produtivas no Brasil. O PTI, antecipa o gerente de TI, Carlos Araújo, dará suporte técnico nacional para que essas rotas possam otimizar os negócios a partir do uso de IA. "É permitir que os negócios fluam de forma mais eficiente nas rotas dos suínos, no Nordeste, na rota do Cacau, na Bahia, em todas as rotas de negócios voltados para o desenvolvimento econômico regional do Brasil", antecipa Araújo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o My Inova Summit, realizado nos dias 02 e 03 de agosto, em Foz do Iguaçu, o gerente de TI do Parque Tecnológico de Itaipu diz que o PTI também atua como uma nuvem. "Nós damos suporte a clientes como o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e para a Conferência Nacional de Municípios, para quem estamos desenvolvendo um software de gestão público voltado à transparência, em plataforma open source", explica.

O PTI trabalha para ser o hub de inovação do Paraná, mas o desafio maior é transformar o Estado em referência internacional em TI em 2035. "Essa iniciativa tem como pilar a governança de TI. Um projeto que não é de governo, mas de Estado. É para ficar, não tem sabor político. O investimento acontece nas crianças do fundamental 1, com sete anos. Eles serão a geração que vai, de fato, mudar as coisas". Assistam a entrevista com Carlos Araújo, do Parque Tecnológico de Itaipu.


Cloud Computing
Escolha o fornecedor certo. Parece simples, mas não é

Um estudo feito pelo Gartner mostra que até 2020, empresas que não utilizam computação em nuvem serão tão raras quanto as que hoje não utilizam internet. Isso porque a maioria das inovações tecnológicas é centrada em cloud.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Oi seleciona startups para programa de aceleração do Oito

Nessa etapa há o interesse por startups mais maduras, salienta Pedro Abreu, diretor do hub de inovação da Oi. Programa terá nove meses de duração e há interesse por multicloud, video analytics, gamificação + EAD, meio de pagamento, entre outras aplicações.

TIM se aproxima das startups por mais Inovação aberta

Operadora ampliou a parceria com o Cubo, do Itaú, para consolidar a estratégia de se tornar um hub digital. "O momento é de abrir as portas e a cabeça para entender o mundo digital. Queremos uma relação ganha ganha com as startups", diz Janilson Bezerra, diretor de Inovação & Biz Development da TIM Brasil.

Brasil tem cinco finalistas em prêmio internacional de Cidades Inteligentes

Curitiba, Joinville, Sorocaba e Aracaju, além do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foram selecionados entre 473 projetos. Cingapura foi a grande campeã.

Finep seleciona 21 parceiros estaduais em programa de incentivo a startups

Apoio federal prevê aporte de R$ 21,5 milhões, além de R$ 12,8 milhões em contrapartidas para estimular criação de empresas inovadoras.

Inovação perfeita é entregar ao cliente, rápido, o que ele quer receber

A entrega perfeita pode não ser a ótima ao final do processo, adverte Mauricio “Maltron” Leal, Especialista em Desenvolvimento Cloud para América Latina da Red Hat. O especialista define sete princípios para fomentar a Inovação. Um deles exige reverter um conceito da indústria de TI: o individualismo.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G