INOVAÇÃO

CADE adota inteligência artificial para agilizar combate aos cartéis

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/08/2018 ... Convergência Digital

Com ferramentas de aprendizado de máquina, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica se vale da inteligência artificial para tentar identificar combinações entre agentes econômicos, ou seja, a difícil tarefa de apontar a formação de cartéis.

“É uma coisa difícil de apurar. Ao contrario do que as pessoas imaginam, uniformidade de preços não comprova cartel, porque pode ser uma combinação explícita, tácita ou até a competição perfeita, ou ainda a própria regulação. Mas existem efeitos mensuráveis do comportamento colusivo no regime de preços que são improváveis de acontecer em um mercado competitivo”, disse Bruno Garcia, da superintendência geral do Cade.

Como explicou durante seminário promovido pelo TSE sobre uso de IA na administração pública, o sistema usa análise de dados para verificar o que chamou de anomalias. “A necessidade de coordenação entre os agentes econômicos provoca uma menor variação de preços. Diminui a frequência de variação de preços, quando a margem está inflada, não ha repasse instantâneo das variações de custos para os preços.”

Por exemplo, a partir da pesquisa semanal de preços da Agência Nacional de Petróleo, o Cade desenvolveu um “filtro de variância” para o mercado de combustíveis. “Recebemos inúmeras reclamações de todos os municípios reclamando ao Cade sobre a existência de cartel, por isso criamos o filtro para priorizar algumas dessas reclamações”, revelou.

“Buscamos anomalias estatísticas, empresas atuando diferente de outas ou delas mesmas. Também faz isso a partir de informações de compras públicas. Analisa lances, verifica lances que não são verdadeiramente competitivos mas apenas para simular uma competição. O governo é particularmente vulnerável a carteis, pela previsibilidade, pela flexibilidade de demanda”, diz o analisa do Cade.

Segundo ele, “o desafio é de aceitação de evidencias estatísticas pelos tribunais e mesmo pela corte administrativa. A própria população grande permite a ocorrência de eventos improváveis, como ganhar na loteria. Então o foco do projeto tem sido pegar evidências indiretas que confirmam eventuais denúncias ou servem de indício para um mandado de busca que pode ir buscar evidências in loco”, explicou Garcia.


Cloud Computing
Custo e orçamento travam investimento em Inteligência Artificial no Brasil

Pesquisa mostra ainda a preocupação dos líderes brasileiros com a retenção de talentos. Globalmente, 89% dos entrevistados assumiram: dados são fundamentais para a sobrevivência dos negócios.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Oi seleciona startups para programa de aceleração do Oito

Nessa etapa há o interesse por startups mais maduras, salienta Pedro Abreu, diretor do hub de inovação da Oi. Programa terá nove meses de duração e há interesse por multicloud, video analytics, gamificação + EAD, meio de pagamento, entre outras aplicações.

TIM se aproxima das startups por mais Inovação aberta

Operadora ampliou a parceria com o Cubo, do Itaú, para consolidar a estratégia de se tornar um hub digital. "O momento é de abrir as portas e a cabeça para entender o mundo digital. Queremos uma relação ganha ganha com as startups", diz Janilson Bezerra, diretor de Inovação & Biz Development da TIM Brasil.

Brasil tem cinco finalistas em prêmio internacional de Cidades Inteligentes

Curitiba, Joinville, Sorocaba e Aracaju, além do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foram selecionados entre 473 projetos. Cingapura foi a grande campeã.

Finep seleciona 21 parceiros estaduais em programa de incentivo a startups

Apoio federal prevê aporte de R$ 21,5 milhões, além de R$ 12,8 milhões em contrapartidas para estimular criação de empresas inovadoras.

Inovação perfeita é entregar ao cliente, rápido, o que ele quer receber

A entrega perfeita pode não ser a ótima ao final do processo, adverte Mauricio “Maltron” Leal, Especialista em Desenvolvimento Cloud para América Latina da Red Hat. O especialista define sete princípios para fomentar a Inovação. Um deles exige reverter um conceito da indústria de TI: o individualismo.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G