SEGURANÇA

Governo lidera e 40% dos sites brasileiros não são seguros

Convergência Digital ... 08/08/2018 ... Convergência Digital

Um mapeamento da internet brasileira feito pela BigData Corp, a pedido da Serasa Experian, aponta que 40,10% dos sites do país não estão seguros, o que representa um total de 7,2 milhões de endereços. Estes sites não possuem o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer) que indica conexão segura utilizando criptografia. No mundo, esse percentual é muito menor, de 8,5%.

Segundo a pesquisa, que analisou 21 milhões de endereços no Brasil, os sites de governo estão entre os que menos usam SSL e puxam a média para baixo, pois 60% deles seriam inseguros. É bem abaixo das outras categorias separadas no estudo. Os sites de notícias aparecem com percentual de 39,7% inseguros, atrás dos corporativos, 26,5%; de comércio eletrônico, 21,2%; e blogs, dos quais somente 19,1% não teriam SSL.

O estudo destaca que o percentual de 21,2% de sites inseguros relacionados a e-commerce pode ser considerado um percentual alto por se tratarem de locais na internet que transacionam dados bancários. Além disso, aponta que do total analisado, os sites grandes e médios aparecem com percentuais também elevados de endereços inseguros, acima de 37% – sendo aí considerados aqueles com mais de 500 mil e com mais de 10 mil visitas mensais, respectivamente.

Outro aspecto destacado no estudo é que mesmo entre os que possuem os sites com certificados de segurança, um quarto (24,9% ou 2,73 milhões) estão expirados e precisam ser renovados. E outros 3,7 milhões, ou 34% dos que possuem o certificado, terão suas licenças expiradas em até três meses.


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G