GESTÃO

Paraná reforça governança e se torna 2º estado mais exportador de TI

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Foz do Iguaçu ... 08/08/2018 ... Convergência Digital

O estado do Paraná colhe os frutos de ter adotado uma política em prol da governança de TI e, hoje, já se tornou o segundo estado mais exportador de TI do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. O coordenador da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzotto, diz que a política de governança de TI pensa a internacionalização das empresas do Estado, mas, principalmente, a consolidação de uma estrutura que permita a continuidade dos negócios nos próximos 30 anos.

"A governança de TI é independente da questão política e tem de continuar assim. Ela precisa ser sempre uma meta do Estado, com a participação do governo, do setor privado e da academia. Todos os atores construíndo um setor de TI mais forte", explica Razzotto, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o My Inova Summit, realizado nos dias 02 e 03 de agosto, em Foz do Iguaçu.

A persistência do Paraná em solidificar uma governança de TI atrai a atenção de outros Estados e também de outros países. Portugal, por exemplo, já fechou acordos com empresas paranaenses."A União Europeia nos escolheu para firmar acordos e eles são bastante seletivos". Assistam a entrevista com Evandro Razzotto.


Nova licitação do TaxiGov abre portas para apps e locadoras de veículos

Licitação acontecerá no dia 24 de janeiro e equivale a um montante estimado de R$ 19,6 milhões para execução no período de um ano. Implantado em março de 2017, serviço é usado por mais de 15 mil servidores e colaboradores, em quase 300 mil corridas realizada.

Empresas criticam governo e pedem mais prazo para aderir ao eSocial

Há também uma grande preocupação com as pequenas empresas. Isso porque a maioria - que tem de entrar no regime em 2019 - desconhece o novo regime de transmissão de dados para a Receita Federal.

Setor de TI quer resgatar projeto original do Parque Capital Digital

O atual modelo implantado pelo Governo Rodrigo Rollemberg nunca foi aceito pelo setor de TICs. Senador Izalci Lucas (PSDB) pretende conversar com o governador, Ibaneis Rocha, sobre a questão. Conta com o apoio das empresas, que pela primeira vez, participam da equipe de transição através do presidente do Sinfor, Ricardo Caldas.

Receita orienta sobre como informar mudança de CPF no eSocial

Procedimento é considerado raro, mas para evitar problemas, o Comitê Gestor do novo regime determinou como as empresas devem agir. Medida será válida a a partir de 21 de janeiro de 2019, com a entrada em produção da versão 2.5 do leiaute do eSocial.

Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

Governo cearense trabalha para atrair datacenters e empresas de TICs, revela o secretário de Planejamento do Ceará, Francisco Queiroz Maia Jr. Em Telecom, secretário reclama da falta de interesse das teles e diz que alvos da política são operadoras competitivas e provedores Internet.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G