Convergência Digital - Home

Serpro avalia oferta de blockchain como serviço

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 10/08/2018

Registro de autenticidade, contratos inteligentes, certificação de documentos, autenticação de identidades. Essas são alugmas das diversas aplicações de blockchain em avaliação pelo mercado. No Brasil, órgãos públicos estão analisando e testando a tecnologia para entender em que casos faz sentido implantá-la. O Serpro, por exemplo, conduz um projeto piloto para que usar blockchain no aplicativo para fazer investimentos no Tesouro Direto.

Conforme explicou Ulysses Machado, integrante da Coordenação Estratégica de Gestão de Segurança dos Ativos da Informação (Cegsi) do Serpro. durante o seminário "Blockchain: seu uso na gestão pública, na governança digital, no desenvolvimento econômico, como nova economia digital, suas aplicações, vantagens e riscos", que ocorreu, nesta quinta-feira 9/8, em São Paulo. A ideia é que o app permita ao cidadão fazer cadastro de forma direta e única. "É uma experiência branda que não propõe a eliminação do intermediário".

A estatal também estuda uso de blockchain para a realização de negócios entre pessoas físicas e está desenvolvendo, com a colaboração do Banco do Brasil, uma solução para diminuir a burocracia na aquisição de ativos de TI. Todos os produtos ainda estão incipientes, mas entraram no radar como soluções possíveis de uso. Outra aplicação, segundo Machado, é o Serpro oferecer blockchain somo serviço, ou seja, construir casos de uso para terceiros que contratem o órgão para o desenvolvimento de uma solução. O Serpro usa a plataforma Hyperledger Fabric por ser aberta, pública e com arquitetura modular. 

Já o governo do Estado de São Paulo planeja usar blockchain na plataforma para aprovação de financiamentos de projetos com parceria público-privada (PPP) para iluminação pública dos municípios. Sem entrar em detalhes, Ricardo Carrion Barbosa Alves, assessor na unidade de inovação da Subsecretaria de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, disse que o blockchain seria usado na estrutura de contratação das empresas privadas no projeto IluminaSP, na qual o Estado fornece a plataforma para os municípios efetuarem as PPPs.

 


Destaques
Destaques

Mais que frequência, 5G exige muita fibra e muita nuvem

Operadoras terão, com infraestrutura, capacidade de ter serviços tão rápidos quanto os ofertados pela TI, preconizou o diretor-executivo de Business Network Consulting da Huawei América Latina,  Guillermo Solomon.

CNJ alega risco à segurança nacional e suspende contrato do TJ/SP com a Microsoft

Para o conselheiro Márcio Schiefler Fontes, o TJ/SP entregou à Microsoft o controle total sobre a tramitação processual do maior tribunal do país.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site