NEGÓCIOS

Internet e tratamento de dados ajudam serviços de TICs a recuperar perdas

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/08/2018 ... Convergência Digital

O volume de serviços no Brasil subiu 6,6% em junho, recuperando-se da queda de 5,0% registrada em maio - quando ocorreu a greve dos caminhoneiros. Esse foi o maior resultado da série histórica iniciada em janeiro de 2011. A pesquisa do IBGE destaca a recuperação do setor de transportes e aponta para os serviços de informação e comunicação como segunda influencia principal no desempenho geral.

Em relação a junho de 2017, o volume de serviços avançou 0,9%, segunda taxa positiva do ano nessa comparação. Com isso, houve redução no ritmo de queda do acumulado do ano, que passou de -1,3% em maio para -0,9% em junho. Já o acumulado nos últimos doze meses passou de -1,6% em maio para -1,2% em junho

O avanço do volume de serviços (6,6%) foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, tendo o segmento de serviços de informação e comunicação apresentado alta de 2,5%. Na comparação com junho de 2017, na qual os serviços como um todo tiveram alta de 0,9%, o setor de informação e comunicação cresceu 1,4%.

Para esse desempenho, segundo o IBGE, merecem destaque as atividades de tratamento de dados e de provedores de serviços de aplicação e hospedagem na internet, além dos desempenhos favoráveis dos segmentos de telecomunicações, TV aberta e no desenvolvimento e licenciamento de softwares.

A pesquisa do IBGE demonstra, no entanto, que o setor de informação e comunicação ainda encontra-se 7,8 pontos percentuais abaixo do ponto mais alto, em março de 2015, com base na série histórica iniciada em 2011. Ainda assim, melhor do que os 11,6 pontos abaixo daquela referencia, que foi o vale recente mais intenso, medido em outubro de 2017.



B2B compra mais tablets, mas vendas seguem em queda no Brasil

O setor corporativo comprou 127 mil unidades, um crescimento de 57% em relação a 2017. No total, em 2018, foram vendidos 3,640 milhões de unidades. Este ano, a previsão é de uma queda de 5% na comercialização dos dispositivos.

Uber vai usar Serpro para checar motoristas em tempo real

Uber contratou a ferramenta Datavalid que permite a verificação em tempo real de informações de automóveis e motoristas, com acesso aos dados das certeiras de habilitação e de registro de veículos.O valor do contrato não foi revelado.

Novo sistema de boletos reduz circulação de R$ 5,1 bilhões em dinheiro

A estimativa da Febraban é que, em 2019, 6,6 bilhões de boletos sejam registrados na Nova Plataforma - que permite o pagamento de boletos em bancos diferentes da emissão do documento - e mais de 25 bilhões de operações sejam realizadas.

Ingenico fabrica terminal Android para meio de pagamentos no Brasil

País é o segundo a contar com manufatura local do terminal, batizado de APOS A8, voltado para um checkout mais rápido e seguro. Os valores aportados na produção local não foram reveladas pela companhia.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G