INTERNET

Facebook adota sistema que mede credibilidade dos usuários

Convergência Digital ... 21/08/2018 ... Convergência Digital

O Facebook começou a adotar um novo sistema para medir a reputação de seus usuários, com base em notas de 0 a 1, como forma de tentar prever a confiabilidade e, assim, identificar que estaria mal intencionado na disseminação de informações.

O sistema, revelou a gerente de produtos da rede social Tessa Lyons ao jornal Washington Post, faz parte da guerra contra ‘fake news’ e busca aprimorar ferramentas do Facebook que até então davam aos usuários a possibilidade de relatar o que entendem como conteúdo problemático.

“Não é incomum que as pessoas nos digam que alguma coisa é falsa simplesmente porque discordam das premissas de uma notícia ou estão intencionalmente tentando atingir alguma publicação em particular”, afirmou a executiva em entrevista.

Segundo ela, a pontuação de 0 a 1 não deve ser tomada como indicador absoluto da credibilidade de uma pessoa. Por isso mesmo, deve ser vista como mais uma ferramenta da rede social dentre milhares de ‘pistas comportamentais’ que são consideradas.

Por exemplo, o Facebook também monitora quais usuários tendem a marcar conteúdos de terceiros como problemáticos e quais as publicações são consideradas confiáveis. Mas não estão claros quais os critérios adotados para a mencionada pontuação, se ela atinge a todos ou mesmo de que forma a nova pontuação é efetivamente utilizada.

Em 2015, o Facebook adotou a ferramenta de permitir que usuários indiquem postagens que acreditam ser falsas, com a disposição de alarmes específicos para pornografia, violência, comércio ilegal, discurso de ódio e as chamadas ‘fake news’.

Como reconhece a gerente do FB, rapidamente ficou evidenciado que muita gente usava esses alarmes falsamente. Postagens marcadas passaram a ser encaminhadas para análise de terceiros. A partir daí começou a ser construído na prática o sistema que avalia a credibilidade dos usuários.

“Um dos sinais que usamos é como as pessoas interagem com artigos. Por exemplo, se alguém anteriormente indicou que um artigo era falso e isso foi confirmado pela equipe de checagem, futuras indicações dessa mesma pessoa devem pesar mais do que de alguém que indiscriminadamente faz alertas falsos em muitos artigos, inclusive aqueles depois confirmados como verdade”, disse Lyons ao Washington Post.


Cade arquiva processo contra o Google por práticas anticompetitivas no ecommerce

A acusação partiu da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, dona dos sites Buscapé e Bondfaro. Segundo a empresa, o Google estaria “raspando” avaliações de produtos que clientes para exibi-las como conteúdo no Google Shopping.

Oi amplia vantagem contra TIM e NET no ranking da Netflix

No mês de maio, a Oi ficou à frente das rivais na banda larga por fibra óptica com velocidade média de 4,04 Mbps. A tele está na primeira posição  no ranking da OTT há quatro meses.

STJ: Provedor de internet tem obrigação de fornecer IP de usuário que invadiu e-mail

Relatora Ministra, Nancy Andrighi, sustentou que as prestadoras de serviços de Internet (operadoras inclusas) estão sujeitas ao artigo 1.194 do Código Civil de 2002. Segundo ela, os dados armazenados pelos provedores devem ser suficientes para a identificação do usuário.

Dona das Casas Bahia e Ponto frio lança banco digital no Brasil

Grupo Via Varejo anunciou parceria com startup norte-americana Airfox, com foco em clientes de baixa renda e uso das 800 lojas físicas como pontos de atendimento no país.

Sete em cada 10 brasileiros desconhecem ou conhecem muito pouco a Lei de Dados Pessoais

Pesquisa, feita pela Serasa Experian, mostra ainda que apenas 13% apontaram ter tido problemas com dados indevidamente expostos.

Revista Abranet 27 . abril/junho 2019
Veja a Revista Abranet nº 27 A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G