TELECOM

Bloqueio de celular em presídios afeta população próxima, diz 5G Americas

Convergência Digital ... 28/08/2018 ... Convergência Digital

Uma nova versão do estudo sobre o bloqueio de celulares em presídios da América Latina ressalta a necessidade de trabalho conjunto de governos e empresas privadas para aumentar a eficácia dessa demanda, já estipulada em legislações por toda a região.

A entidade destaca conflitos sobre o assunto, uma vez que “as soluções tecnológicas existentes para o bloqueio de sinais de radiocomunicação dentro de uma área alcançam a efetividade, no entanto, não apresentam resultados eficientes. Ou seja, o bloqueio de sinal em um presídio procura anular a comunicação, ainda que também gere riscos de afetar o acesso móvel para as populações próximas do local”.

Como aponta a 5G Americas no estudo “Bloqueio de sinais em serviços móviles na América Latina 2018”, as autoridades estatais, muitas vezes em colaboração com a indústria, buscam soluções, todavia nem sempre alcançam acordos sobre a forma de suspensão das comunicações nos centros de detenção. O trabalho aponta diferenças na atribuição de responsabilidades para usar equipamentos deste tipo, e contrapõem as iniciativas de segurança com as demandas do Estado, as metas de cobertura e qualidade de serviços das operadoras móveis.

As experiências na região também mostram que as operadoras móveis são frequentemente punidas, até criminalmente, como cúmplices dos crimes; em particular, quando os bloqueios não são 100% eficazes. “Muitos presídios da América Latina estão localizados em áreas urbanas, portanto, o uso de bloqueadores de sinal afeta dezenas de milhares de usuários em áreas próximas às prisões.”

“Existem várias soluções tecnológicas diferentes que podem ser usados para bloquear sinais de radiocomunicação em uma área específica. Todas estas soluções são eficazes em maior ou menor grau, mas nenhuma é segura. Você pode bloquear cem por cento das comunicações em prisões, mas isso gera o
risco de também bloquear outras comunicações que devem ser realizadas sem interferência”, diz o estudo.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Proposta de nova regulamentação de radioenlaces eleva de 26 GHz para 66 GHz a capacidade disponível. Contribuições serão aceitas por 60 dias. Modelo previsto pela agência prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G