Convergência Digital - Home

Internet das Coisas é dependente de um ambiente multicloud

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 28/08/2018

A Internet das Coisas  é dependente de um ambiente multicloud, com as aplicações em nuvens públicas, privadas ou híbridas para que se possa ter, de fato, a conexão dos objetos em tempo real como se deseja e precisa, pontuou o vice-presidente de Vendas de Soluções de Infraestrutura da Dell EMC América Latina, Raymundo Peixoto, durante o Dell Technologies Fórum, realizado nesta terça-feira, 28/08, na cidade de São Paulo.

Para o executivo, cinco grandes tendências têm direcionado a Transformação Digital dos negócios. São elas: a Computação Imersiva e Colaborativa; a Internet das Coisas (IoT); a Multicloud (múltiplas infraestruturas de nuvem); o conceito de Storage-Defined (Data Center Definido por Software); e a Inteligência Artificial e Machine Learning.

Peixoto reforçou que o motor da transformação digital tem sido a Quarta Revolução Industrial, na qual os dispositivos, sistemas e serviços estão cada vez mais conectados e inteligentes. O que exige das empresas mais capacidade de transformar os dados, estruturados e não-estruturados, em informações estratégicas para a rápida tomada de decisões que garantam o crescimento e o sucesso dos negócios.

“É nesse cenário que a TI tem um papel essencial, não só para oferecer a infraestrutura adequada para que as empresas coletem, processem, armazenem e distribuam esses dados de forma eficiente, mas também para que as organizações equipem a força-de-trabalho com as tecnologias e os serviços que inspirem os colaboradores a trabalhar e a pensar melhor. Ou seja, estamos falando sobre a capacidade de pessoas e tecnologias colaborarem e trabalharem juntas para resolver desde os maiores desafios dos negócios a questões cotidianas”, pontuou o VP da Dell.

No caso da Dell, o momento é o de estimular uma arquitetura de TI voltada para o futuro. "A crise econômica, por mais desgastado que possa estar o discurso, é o momento de se diferenciar do concorrente. E essa diferenciação não vem pela redução de custos. Mas de entender que TI é essencial para a sobrevivência. Hoje no Brasil, um em cada dois servidores vendidos são da Dell. Isso nos prova que o caminho escolhido está sendo o correto", completou.



PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.


Destaques
Destaques

Next, do Bradesco, endossa multicloud na jornada digital

Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.

Dados 'inúteis' geram valor, dinheiro e uma nova função na TI

O Data Trash Engineer, ou engenheiro de reciclagem de dados, tem a missão de tirar valor de dados considerados inutilizáveis na TI. Essa é uma das 21 profissões do futuro, revela pesquisa. Surge também o Auditor de Viés Algorítmico.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site