Convergência Digital - Home

Internet das Coisas é dependente de um ambiente multicloud

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 28/08/2018

A Internet das Coisas  é dependente de um ambiente multicloud, com as aplicações em nuvens públicas, privadas ou híbridas para que se possa ter, de fato, a conexão dos objetos em tempo real como se deseja e precisa, pontuou o vice-presidente de Vendas de Soluções de Infraestrutura da Dell EMC América Latina, Raymundo Peixoto, durante o Dell Technologies Fórum, realizado nesta terça-feira, 28/08, na cidade de São Paulo.

Para o executivo, cinco grandes tendências têm direcionado a Transformação Digital dos negócios. São elas: a Computação Imersiva e Colaborativa; a Internet das Coisas (IoT); a Multicloud (múltiplas infraestruturas de nuvem); o conceito de Storage-Defined (Data Center Definido por Software); e a Inteligência Artificial e Machine Learning.

Peixoto reforçou que o motor da transformação digital tem sido a Quarta Revolução Industrial, na qual os dispositivos, sistemas e serviços estão cada vez mais conectados e inteligentes. O que exige das empresas mais capacidade de transformar os dados, estruturados e não-estruturados, em informações estratégicas para a rápida tomada de decisões que garantam o crescimento e o sucesso dos negócios.

“É nesse cenário que a TI tem um papel essencial, não só para oferecer a infraestrutura adequada para que as empresas coletem, processem, armazenem e distribuam esses dados de forma eficiente, mas também para que as organizações equipem a força-de-trabalho com as tecnologias e os serviços que inspirem os colaboradores a trabalhar e a pensar melhor. Ou seja, estamos falando sobre a capacidade de pessoas e tecnologias colaborarem e trabalharem juntas para resolver desde os maiores desafios dos negócios a questões cotidianas”, pontuou o VP da Dell.

No caso da Dell, o momento é o de estimular uma arquitetura de TI voltada para o futuro. "A crise econômica, por mais desgastado que possa estar o discurso, é o momento de se diferenciar do concorrente. E essa diferenciação não vem pela redução de custos. Mas de entender que TI é essencial para a sobrevivência. Hoje no Brasil, um em cada dois servidores vendidos são da Dell. Isso nos prova que o caminho escolhido está sendo o correto", completou.



Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site