TELECOM

Economia digital: aplicações não vão funcionar sem redes

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 29/08/2018 ... Convergência Digital


O Brasil requer muitas iniciativas nas áreas de educação, mobilidade social e segurança, mas os presidenciáveis precisam entender que sem uma boa infraestrutura de telecomunicações a maior parte das políticas públicas não vai funcionar. "Hoje ao se falar de economia digital, se fala muito da camada de aplicações, mas não há preocupação com a infraestrutura. Só que sem redes, não há aplicações", pontua o presidente executivo da TelComp, João Moura.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo diz que o a coordenação das ações ligadas ao Brasil Digital é do Governo Federal, mas que, hoje, não consegue fazer cumprir as suas próprias determinações como é o caso da proibição da cobrança do direito de passagem às operadoras de telecomunicações. "Os órgãos públicos não respeitam essa determinação. O DNIT, por exemplo, segue cobrando e há várias ações judiciais em curso", lamenta Moura.

Ainda de acordo com o presidente executivo da TelComp, é hora de Anatel mudar o seu papel. A Agência, frisa Moura, deve ser catalisadora das ações colocando o seu peso institucional para facilitar o fomento de novos investimentos. "Construir redes é muito caro, há muita rede por construir. As operadoras estão fazendo, as operadoras competitivas ainda mais por levarem a banda larga ao interior, mas há de se ter um respaldo das políticas públicas", reforça.

A evolução das redes é o tema do XI Seminário TelComp 2018, a ser realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, com a participação de autoridades, operadoras e especialistas do setor. João Moura é taxativo: a maioria das redes existentes está ultrapassada. "Sem atualização da infraestrutura, o 5G não vai acontecer como se espera". Assistam a entrevista.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G