TELECOM

Facebook é sócio da Globenet em cabo submarino liga Brasil à Argentina

Convergência Digital* ... 05/09/2018 ... Convergência Digital

A Globenet, operadora de cabos submarinos controlada pelo BTG Pactual, e o Facebook anunciaram nesta quarta-feira, 05/09, o início da construção do novo sistema Malbec, que ligará as cidades brasileiras de Rio de Janeiro e São Paulo a Buenos Aires. A infraestrutura de 2.500 km terá também uma ramificação para Porto Alegre, levando conectividade entre o sistema do Cone Sul e os Estados Unidos (através das ligações da Globenet a partir do Brasil). O nome Malbec está ligado ao popular vinho argentino.

Em maio, quando anunciou o sistema a Globenet deixou claro que queria atrair OTTs, provedoras de computação em nuvem e clientes de operadoras que querem aumentar seu alcance em toda a região. Agora, no começo da construção do sistema, há a entrada do Facebook. Operação comercial está prevista para o primeiro semestre de 2020.

Vale lembrar que o Google já tem participação no MONET, cabo submarino que conecta Boca Raton, na Flórida, à Fortaleza e depois Praia Grande, no Brasil, já está em operação. Construído em parceria com Algar Telecom, Angola Cables e Antel, o MONET tem 10.556 quilômetros de extensão e seis pares de fibra óptica, capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo.

A GlobeNet vem fazendo extensões e contínuos upgrades em sua infraestrutura de rede desde o princípio de seu principal sistema de cabos submarinos de 23.500 km. A empresa anunciou recentemente um novo centro de dados de nível IV em Barranquilla, Colômbia, bem como um novo ponto de interconexão central (IPX) para o Centro de Informações da Rede Brasileira (NIC.br) em pontos de troca de Internet da GlobeNet em Fortaleza, Brasil, que abriga a mais importante infraestrutura nacional da Internet nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.





Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G