INCLUSÃO DIGITAL

Provedores devem apontar PTTs que grandes operadoras terão que conectar

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/09/2018 ... Convergência Digital

A Anatel vai receber, até 14/9, indicações de quais são os pontos de troca de tráfego que as grandes operadoras, indicadas pela agência como detentoras de Poder de Mercado Significativo, terão que obrigatoriamente conectar em suas ofertas de referência no atacado.

A medida está prevista na nova versão do Plano Geral de Metas de Competição, mas aquele documento prevê que “somente estarão disponíveis nos PTTs estabelecidos pela Anatel”. Daí que a atual “coleta de informações” tenha como objetivo a definição dos critérios técnicos de quais serão esses pontos de troca.

Para tanto, a agência já aponta alguns dos critérios que entende devem ser considerados. Entre eles, ter pelo menos 50 sistemas autônomos presentes; trocar no mínimo 10 Gbps de tráfego por mês; e fazer peering (sem ônus) com pelo menos três provedores de conteúdo de grande porte, como Google, Facebook, Microsoft, Globo, Mercado Livre, UOL, Yahoo, Blogspot, Wikipedia ou Netflix.

Além disso, os PTTs devem adotar TCP/IP em dual-stack IPv4/v6 (preferencial), IPv4 ou IPv6; ter protocolo de Roteamento BGP com suporte a Número de Sistema Autônomo (ASN) público; além de suporte a IPv4, IPv6 ou os dois simultaneamente (para conexões dual-stack).

Além disso, os PTTs devem ter alternativa de troca de tráfego multilateral, com possibilidade de acesso remoto e disponibilidade de infraestrutura no próprio PTT ou descentralizada para conexão remota, desde que possibilite a troca de tráfego dos participantes com todo o ecossistema do PTT.

Finalmente, sugere a Anatel que o responsável pela gestão do ponto de troca de tráfego não possua outorga de serviços de telecomunicações de interesse coletivo. A minuta com os critérios sugeridos pela agência pode ser conferida neste link.

As contribuições deverão ser enviadas até o dia 14 de setembro para o endereço de correio eletrônico GIESB@anatel.gov.br.


Carreira
Acordo entre Dataprev e trabalhadores prevê reajuste salarial de 1,7%

Os trabalhadores e a direção da Dataprev acertaram os termos do novo acordo coletivo de trabalho, que entre outros pontos prevê reajuste salarial equivalente a 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre as duas datas-base, aplicado a partir de 1º/5/2019 – portanto, cerca de 1,7%.

Google Station é plataforma de monetização para Programa WiFi Livre SP

Empresa firmou parceria com América Net e Linktel, com patrocínio do Itaú, e já conta com 80 hotspots distribuídos na capital de São Paulo.

TV Digital: Com parecer pró-TVs, Anatel acena com recursos para banda larga

Disputa pelos R4 3,6 bilhões acontecia entre TVs e Teles. Com saldo, haverá dinheiro para os demais projetos, afirma o presidente do Gired, conselheiro Moisés Moreira.

Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Governo costura uma agenda de ações para massificar o acesso à conectividade no Brasil, entre elas está a revisão do fomento para as cidades inteligentes, revela o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Política governamental será debatida no Brasscom TecFórum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília.

Embratel instala 15 mil novos hotspots gratuitos de Wi-Fi em Pernambuco

Operadora explica que serão 12500 pontos Wi-Fi instalados em órgãos do governo do Estado e aproximadmente 3000 direcionados para praças e locais públicos. Iniciativa faz parte do programa Pernambuco Conectado, que tem investimentos previstos de R$ 180 milhões.

Para Cade, não houve abuso das teles em questionar contrato da Telebras

Estatal acusou Sindisat, Sinditelebrasil e a amazonense Via Direta de ligitância de má-fé nas disputas judiciais pelo uso do satélite nacional. Para órgão antitruste, aões não eram infundadas.

Anatel empurra para abril decisão sobre uso das sobras da TV Digital

Grupo com teles, TVs, governo e agência tem até aqui três propostas distintas de como aplicar os estimados R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G