GOVERNO

TSE lacra códigos-fontes dos programas usados na urna eletrônica

Convergência Digital* ... 06/09/2018 ... Convergência Digital

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assinou e lacrou nesta quinta-feira, 06/09, os códigos-fonte dos programas que serão utilizados na urna eletrônica nas eleições deste ano. A cerimônia simbólica marca o momento a partir do qual não é mais possível fazer qualquer alteração nos software utilizados na eleição.

Neste momento, ainda não foram incluídas nos sistemas as informações sobre candidatos e eleitorado, que devem ser inseridas em cerimônias separadas, a serem realizadas nos Tribunais Regionais Eleitorais. O fechamento do código-fonte dos programas não impede a inserção ou modificação posterior dos nomes dos candidatos, uma vez que é uma funcionalidade própria do software que permite o procedimento, esclareceu a área técnica do TSE.

Uma vez lacrados, os software da urna eletrônica são enviados aos TRE´s para instalação nas urnas, em cerimônias abertas a serem realizadas a partir de 17 de setembro. Na mesma ocasião é que devem também ser inseridos os nomes dos candidatos.

A cerimônia foi realizada após período de seis meses em que representantes de diversas entidades puderam acompanhar o desenvolvimento dos sistemas, entre elas, o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia, partidos políticos e departamentos de tecnologia de universidades.
 

*Fontee: Agência Brasil


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Pontes: Corte de 42% no orçamento deixa MCTIC 'com a corda no pescoço’

“Ao longo dos anos o ministério veio perdendo prestigio e o orçamento veio caindo. Precisamos de muito apoio para melhorar o orçamento para o ano que vem, porque  o deste ano já está feito”, afirmou o ministro Marcos Pontes.

Receita Federal decide cobrar IPI das impressoras 3D

Para o Fisco, a atividade de impressão em 3D caracteriza-se como uma operação de industrialização na modalidade de transformação.

"Espero que dinheiro da base de Alcântara não vire outro FUST", diz Marcos Pontes

Segundo explicou no Senado Federal, o acordo é uma autorização dos Estados Unidos para lançamentos de foguetes na base brasileira. Mas não há ainda definição de quem vai ficar com os recursos da operação comercial da base.

Félix Mendonça Junior (PDT-BA) é o novo presidente da CCT da Câmara

Parlamentar que dar atenção especial  para a discussão da chegada do 5G no Brasil e também nas novas tecnologias, entre elas, o reconhecimento facial.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G