Home - Convergência Digital

Oi usou Internet das Coisas para fazer infraestrutura do Game XP 2018

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 10/09/2018

A Oi, patrocinadora e responsável por fornecer toda a infraestrutura de internet e conectividade da Game XP 2018, encerrou o evento registrando recordes de tráfego de dados e de conexões à sua rede Oi WiFi em grandes eventos. A operadora registrou na Game XP um tráfego total 34,2 terabytes, volume mais de 6 vezes superior aos 5,5 Terabytes da edição do ano passado.

O tráfego total, que equivale a 37,2 milhões de fotos em resolução normal, também é 5,89 vezes  superior ao que foi registrado na final da Copa de Mundo de 2014 no Maracanã (5,8 TB) e 24,1 vezes maior que o total trafegado na Rio Creative Conference – Rio2C 2017 (1,42 TB), eventos em que a Oi foi fornecedora de serviços de telecomunicações.

A Oi disponibilizou links de dados de altíssima capacidade (10 Gbps) que garantiram toda a conexão da Game XP, incluindo serviço de wi-fi gratuito a todos os visitantes. A companhia registrou 1.039.460 conexões à sua rede Oi WiFi nos 4 dias de evento, superando em 2,5 vezes o total da edição do ano passado, quando foram registradas 418.000 conexões. O pico de acessos simultâneos ocorreu no sábado, dia 8 de setembro, com 3.913 acessos simultâneos.

O maior evento gamer da América Latina reuniu 95 mil pessoas nas Arenas Olímpicas da Barra, de 6 a 9 de setembro. Com a participação na Game XP 2018, a Oi reforçou seu posicionamento no universo do entretenimento digital, que demanda alta qualidade de conexão para o consumo de conteúdos de games e vídeos, entre outras aplicações. “A tecnologia que a Oi trouxe para a Game XP foi de grande qualidade. Oferecemos internet de altíssima velocidade para proporcionar a conectividade que um evento como esse precisa. Muitos dos jogos são online e as conexões permaneceram estáveis o tempo todo", destacou o diretor de operações da Oi, José Cláudio Moreira Gonçalves.

A Oi monitorou ininterruptamente a rede e os serviços que atenderam a Game XP, com o Centro de Gerência de Serviços localizado no Game Park, com suporte do CGR (Centro de Gerência de Rede), localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro.  No evento, o CGS (Centro de Gerenciamento de Serviços) monitorou a infraestrutura de Telecom, TI e Segurança da informação, integrado a dispositivos de Internet das Coisas (IoT), para controle de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos em pontos estratégicos das Arenas.

Através de videocases e demonstrações, também foram apresentadas ao mercado soluções de IoT. Destaque para o sensor para agricultura de precisão desenvolvido em parceria com a Puc-PR e testado no laboratório de IoT da Oi com a Nokia no Rio de Janeiro. Através do monitoramento da umidade e temperatura, o sistema permite prever a ocorrência da ferrugem asiática, uma das pragas mais destrutivas nas plantações de soja no Brasil.

O projeto usa novos hardwares e softwares desenvolvidos para sensores e baseados em novos protocolos, como NB-IoT e LTE-M, que permitem que a aplicação, através de inteligência artificial, sugira áreas específicas de pulverização, evitando-se desperdício e desenvolvimento de fungos resistentes aos fungicidas, levando a uma agricultura mais sustentável e eficiente.

Outra solução demonstrada, o Gateway de IoT AirSense é um equipamento que implementa soluções de internet das coisas em redes 4G, permitindo aplicações nos mais diversos segmentos como energia, agricultura, logística e mineração. O Airsense permite a integração e controle de sensores e dispositivos conectados com tecnologias de curto alcance, como Wifi e Bluetooth, permitindo o desenvolvimento de soluções complexas e com eficiência de custo.

 
 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/06/2019
Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

19/06/2019
Oi monta infraestrutura de 2,2 giga para atender etapa brasileira do World Surf League

18/06/2019
Embratel: IoT será ferramenta de produtividade para os bancos

04/06/2019
Oi se esquiva sobre 5G, mas acelera refarming por 4G e 4,5G

04/06/2019
Oi avança com fibra óptica e abre frente contra ISPs

04/06/2019
Em renúncia, conselheiro da Oi critica estratégia e pede novo aporte de credores

03/06/2019
Especialistas detectam mais de 150 milhões de ataques a dispositivos IoT

23/05/2019
Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

16/05/2019
Vivo Empresas fornece IoT para rastrear 2000 veículos da Ezentis

15/05/2019
Avança na Câmara PL que zera taxas para dispositivos da internet das coisas

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site