NEGÓCIOS

IBGE: Sem FGTS, vendas de informática e comunicação despencam

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/09/2018 ... Convergência Digital

As vendas no comércio voltaram a cair em julho (-0,5%), no terceiro resultado negativo consecutivo em que acumula recuo de 2,3%, intensificando a retração segundo indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O acumulado dos sete primeiros meses é positivo em 2,3%, mas sustentado somente pelas vendas de supermercados (alimentos), combustíveis e remédios.

No mais o cenário negativo se deve muito à comparação com o ano passado por conta do impulso dado ao varejo pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ou, nas palavras do IBGE, “vale destacar a influência da base de comparação elevada, considerando a liberação de recursos do FGTS, ocorrida entre março e julho de 2017”.

Um dos segmentos que mais sentiu essa diferença foi exatamente o de material de escritório, informática e comunicação, que mostrou queda de 4,3 % em relação a julho de 2017, terceiro recuo seguido. “Com isso, o acumulado nos últimos doze meses (-3,3%) intensifica o ritmo de queda nas vendas em relação a junho (-2,2%), sinalizando perda de ritmo”, avalia o IBGE.

Em relação a junho, esse segmento de informática & comunicação apresentou recuo de 2,7%. E na avaliação sobre julho de 2017, onde o FGTS influencia a comparação, o recuo foi ainda mais significativo, com queda de 4,3% nas vendas desse setor. Segundo o IBGE, as vendas de informática e comunicação estão 28 pontos abaixo de seu pico, registrado em janeiro de 2015.


Cloud Computing
Europa decide se dá sinal verde para a compra do GitHub pela Microsoft

Presidente da MS, Satya Nadella, para desfazer a insatisfação da comunidade ligada à plataforma, comprada por US$ 7,5 bilhões, assegurou que ela continuará aberta e lidando com todas as nuvens públicas. Decisão deverá sair até o dia 20 de outubro.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Pós Copa, Abinee espera recuo no consumo de eletrônicos no segundo semestre

Informática, áudio e vídeo puxaram a produção na primeira metade do ano, mas entidade acredita que arrefecimento já começou.

Pagamento de terreno de R$ 1,4 milhão é feito 100% em criptomoeda em São Paulo

Empresário vendeu área em Serra Negra, no interior de São Paulo, e recebeu o valor na criptomoeda Niobium Coin, que será referência da Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais de São Paulo (Bomesp), com lançamento previsto para o mês de novembro.

Dell: Black Friday vai vender menos PCs e notebooks por conta do dólar alto

Para o vice-presidente sênior da Dell EMC Brasil Commercial, Luis Gonçalves, até o momento, não houve nenhum pedido de postergação de negócios por conta da valorização da moeda norte-americana frente ao Real, mas admite que já há previsão de queda.

Blockchain impede a exclusão de qualquer dado transacionado na rede

Especialistas tentam dissociar a tecnologia das criptomoedas e sustentam que não é o momento de pensar em regulamentação, uma vez que o trabalho em rede determinará uma transformação profunda nos modelos de negócios.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G