Home - Convergência Digital

Brasil falha na capacitação de mão de obra para indústria 4.0

Convergência Digital - 14/09/2018

O Brasil ainda está longe da chamada indústria 4.0, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria neste ano de 2018. O dado mais positivo é que a presença de pelo menos uma tecnologia digital passou de 63% para 73% do setor, mas a CNI alerta que quase 30% da produção fabril não se vale de nenhuma dessas tecnologias.

Entre as empresas entrevistadas pela CNI, apenas 48% reconhecem a importância das tecnologias digitais e pretendem investir em recursos da Indústria 4.0. Esse aparente desconhecimento ou desprezo pelas inovações também é medido no baixíssimo grau de utilização de robôs industriais no país.

Segundo dados da Federação Internacional de Robótica, enquanto a comercialização de robôs bateu recorde global no ano passado, com 381 mil vendidos e um estoque em operação de 1,8 milhão de unidades, o Brasil não representa praticamente nada nesse universo: com 1,5 mil robôs industriais, o Brasil tem 0,005% do mercado global dessas modernas ferramentas.

De acordo o estudo, o principal ponto fraco do Brasil na jornada rumo à indústria 4.0 está na formação profissional. "O desafio principal é a capacidade que o país venha a desenvolver de formar as pessoas com perfis competentes, adequados para esse novo patamar tecnológico”, ressalta o diretor nacional de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gustavo Leal.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/07/2020
Empresas de Tecnologia se unem por agenda única da indústria

02/07/2020
Banco Central descarta adiamento do Open Banking e do pagamento instantâneo

01/07/2020
Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

23/06/2020
Finep e MCTI abrem edital de R$ 50 milhões para tecnologias 4.0

22/06/2020
Brasil: é urgente formar profissionais em Inteligência Artificial

18/06/2020
Streaming na TV aberta faz Radiodifusão acelerar Ginga D

11/06/2020
Brasil dá um salto e entra no top 20 em ranking mundial de ecossistemas para startups

09/06/2020
OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

04/06/2020
Produção de eletrônicos despenca 43,8%

03/06/2020
Federal de Goiás desenvolve teste rápido para Covid-19 com microchip descartável

Recrutadores e a dura tarefa de contratar cientistas de dados

O maior gargalo é encontrar profissionais adequados às demandas das empresas e o Brasil, hoje, é um exportador de talentos para outros países.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos vigentes

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site