TELECOM

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/09/2018 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 20/9, a atualização do regulamento de limitação a exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos. Trata-se, na prática, de incorporar a orientação da Organização Mundial de Saúde aos parâmetros atualizados pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações não Ionizantes (ICNIRP, na sigla em inglês).

Até por isso, há poucas mudanças nos parâmetros, e eles afetam particularmente partes mais ‘baixas’ do espectro radioelétrico (próximo às faixas usadas pelas rádios AM). No caso das antenas de celular, não há alterações nos limites de exposição.

Uma modificação importante, porém, é que a Anatel passa a exigir a indicação de conformidade e do valor da taxa de absorção de energia por tecidos do corpo, conhecida internacionalmente pela sigla SAR. Essa informação terá que vir obrigatoriamente no manual ou na caixa dos produtos, a começar pelos telefones celulares.

A mensagem terá que dizer: “Este produto atende ao limite de SAR estabelecido pela Anatel de 2,0 W/kg. Ao carregar o produto ou utilizá-lo próximo ao corpo, mantenha-o a uma distância mínima de 1,5 cm do corpo para garantir conformidade com os limites de exposição RF.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.

MPF diz ao STJ que competência para definir valor de interconexão é da Justiça Federal

Parecer do Ministério Público diz que definição do valor pela Justiça Estadual em ação de recuperação judicial da Hoje Telecom, de Manaus, usurpa competência e gera ambiguidade na interpretação por parte das operadoras de telefonia.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G