INTERNET

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

Luís Osvaldo Grossmann* ... 01/10/2018 ... Convergência Digital

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br, informou que o Brasil atingiu neste 1º de outubro a marca de 4 milhões de domínios ‘.br’ registrados. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Atualmente são mais de 120 categorias possíveis de registro na internet no Brasil, como aqueles destinadas a pessoas físicas (como blog.br, wiki.br), a profissionais liberais (eng.br, adv.br, etc), a pessoas jurídicas (tv.br, tur.br) e cidades (rio.br, sampa.br) e reservadas para fins específicos (gov.br, jus.br, org.br).

A categoria mais utilizada é a genérica, que reúne registros como ‘art.br’ ou ‘ong.br’, sendo que a mais popular entre essas, de longe, é a categoria ‘com.br’, que soma 3,6 milhões de registros, ou 91% do total. Em seguida é a de pessoas jurídicas, que inclui os ‘gov.br’ e ‘jus.br’, por exemplo, e reúne 2,7% do total de registros ‘.br’.

Atualmente custa R$ 40 por ano para manter um registro ‘.br’, mas o valor cai proporcionalmente com o tempo – por 10 anos custa R$ 364, por exemplo. Os recursos são utilizados na implantação e manutenção de pontos de troca de tráfego pelo país e em pesquisas sobre o uso da internet no Brasil.

“O crescimento do .br destaca a confiança que brasileiros depositam na importância e solidez do trabalho do NIC.br, além da vontade de envergar o .br em seu nome de domínio. Quem registra um domínio .br acarreta benefícios visíveis para todos os usuários de Internet", afirma o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko.

* Com informações do NIC.br


Dados de 2,4 milhões de brasileiros no SUS teriam vazados. Governo nega

Hacker teria encontrado brecha para divulgar informações do CadSUS, que é o Sistema de Cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). Ministério da Saúde descarta vazamento, mas encaminhou denúncia à Polícia Federal.

Sérgio Moro cria conta no twitter para “explicar propostas” da Justiça

“Quero explicar aqui o projeto de lei anticrime, além das medidas executivas em andamento do Ministério”, tuitou o ministro, ressaltando que “este twitter é meu mesmo”.

Provedores SCM encostam na Vivo na banda larga fixa

As PPPs fecharam fevereiro com 24,46% do mercado nacional, ou 7,65 milhões de contratos ativos. A Claro segue na liderança com 30,03% do mercado.

2018 foi o ano de consolidação de FTTH na América Latina

Mas para que o uso da fibra óptica continue crescendo serão necessárias ações regulatórias de fomento à banda larga, novas arquiteturas e o uso de novas tecnologias de FTTH, observou o presidente da Fiber Broadband Association, Eduardo Jedruch.

Estudo da Google mostra falta de habilidade dos brasileiros na internet

Embora dominem aspectos básicos como navegação e uso de aplicativos, os brasileiros têm dificuldades com comandos de voz, configurações, dados na nuvem e transações online.

Revista Abranet 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Veja a Revista Abranet nº 26 Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G