GESTÃO

Funcionários pagam a conta e são demitidos por vazamentos de dados

Convergência Digital* ... 04/10/2018 ... Convergência Digital

Quando ocorre um vazamento de dados, os prejuízos podem ir muito além do financeiro e da reputação e privacidade dos clientes. As carreiras dos funcionários envolvidos também podem ser afetadas. Segundo o relatório da Kaspersky Lab e da B2B International quase um terço (31%) destes incidentes, que ocorreram no último ano, resultou na demissão dos profissionais envolvidos. Dentre eles, 29% (em PMEs) e 27% (em grandes corporações) eram funcionários do alto escalão e não relacionados à área de TI.

Uma violação de dados em uma empresa pode ter consequências permanentes para seus clientes e funcionários. O estudo 'From data boom to data doom: the risks and rewards of protecting personal data' mostra que 43% as empresas em todo o mundo sofreram pelo menos uma violação de dados no último ano e que, em dois quintos deles, informações pessoais de clientes foram afetadas (41% nas PMEs e  40% em grandes empresas) Depois disso, nem sempre os profissionais envolvidos, mesmo os altos executivos, conseguiram manter seus empregos.

A variedade de funcionários dispensados após uma violação de dados demonstra que um incidente desse tipo pode afetar qualquer pessoa e, em 2017, uma grande diversidades de profissionais foram demitidos por causa destes incidentes: de CEOs a funcionários comuns que de alguma forma expuseram dados de clientes da empresa. 

Para as empresas, isso significa mais do que apenas 'talento' perdido: 45% das PMEs e 47% das empresas tiveram de pagar uma indenização aos clientes afetados. Mais de um terço – 35% e 38%, respectivamente – registraram problemas para conquistar novos clientes, e mais de um quatro das PMEs (27%) e grandes corporações (31%) foi obrigada a pagar multas.

Nas empresas modernas é praticamente impossível não armazenar dados pessoais sigilosos. Segundo o relatório, 88% das empresas coletam e armazenam informações de identificação pessoal de seus clientes e 86% coletam e armazenam informações de identificação pessoal de funcionários. Além disso, nos ambientes cada vez mais complexos de hoje, com as novas regulamentações, como o GDPR, o armazenamento de informações pessoais também acarreta riscos de conformidade.


Receita orienta sobre como informar mudança de CPF no eSocial

Procedimento é considerado raro, mas para evitar problemas, o Comitê Gestor do novo regime determinou como as empresas devem agir. Medida será válida a a partir de 21 de janeiro de 2019, com a entrada em produção da versão 2.5 do leiaute do eSocial.

Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

Governo cearense trabalha para atrair datacenters e empresas de TICs, revela o secretário de Planejamento do Ceará, Francisco Queiroz Maia Jr. Em Telecom, secretário reclama da falta de interesse das teles e diz que alvos da política são operadoras competitivas e provedores Internet.

Prati-Donaduzzi investe R$ 3,2 milhões para garantir alta disponibilidade de TI

Maior produtora de medicamentos genéricos do mundo criou uma estrutura que se comunica com o data center atual por meio de dupla conexão mantida por fibra óptica, o que garante a velocidade de tráfego de dados e a produção ininterrupta de seus medicamentos.

eSocial: Nova versão 2.5 do leiaute entra em operação em dezembro

Segundo o Comitê Gestor do novo regime, a nova versão incorpora as notas técnicas de 01 a 09, além de outras melhorias. Ela passa a valer no ambiente de testes a partir de 17 de dezembro e no ambiente de produção a partir de 21 de janeiro de 2019.

eSocial: Fase 2 exige atenção pelo conjunto de eventos

A implementação do eSocial foi dividida em fases e as empresas precisam ficar atentas. Entenda os prazos estabelecidos.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G