GOVERNO

Governo faz pregão para digitalizar 1,2 milhão de pastas funcionais

Convergência Digital* ... 05/10/2018 ... Convergência Digital

O governo publicou o edital para a contratação conjunta de prestação de serviços de digitalização de documentos de Assentamento Funcional Digital (AFD) na modalidade Registro de Preços. A medida engloba os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e visa agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão e resguardar os direitos e os deveres dos órgãos, entidades e de seus agentes.

A licitação atenderá mais de 650 participantes, agrupados em 8 (oito) lotes, abrangendo quase a totalidade das unidades responsáveis pela gestão e guarda das pastas funcionais no governo federal. Ao todo, serão digitalizadas mais de 1,2 milhão de pastas funcionais. O valor estimado é da ordem de R$ 53,6 milhões e a abertura do pregão está prevista para 16 de outubro.

Com a iniciativa, estima-se reduzir de 35 para 2 minutos o tempo médio de acesso e localização de documentos, além de aumentar a confiabilidade das informações acessadas. Também será possível realizar buscas simultâneas em milhares de arquivos e liberar espaços físicos nobres hoje utilizados para armazenar arquivos nas dependências dos órgãos.

Atualmente, cada órgão possui unidades responsáveis pela guarda e arquivamento de pastas funcionais, que contêm informações dos servidores públicos federais efetivos, comissionados ou a estes equiparados, resultando em redundância de documentos do acervo em todo o território nacional. Isto exige, em muitos casos, deslocamento de equipes para auditoria e fiscalizações de assuntos que se encontram arquivados.

O AFD foi criado pela Portaria nº 4, de março de 2016. Seus arquivos são considerados documento arquivístico e deverão observar as orientações emanadas pelo Arquivo Nacional.​


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Vinte e dois anos depois, governo tenta, mais uma vez, criar uma identidade nacional

Mais um Grupo de Trabalho foi montado para fazer o projeto sair do papel. Objetivo é criar uma base digital que unifique documentos diversos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista.

MCTIC quer destravar acordo Telebras/Viasat por banda larga em 100 dias

Em entrevista ao portal do Palácio do Planalto, o ministro Marcos Pontes ambém falou sobre levar robótica para as salas de aula.

Caio Mario de Andrade é o novo presidente do Serpro

Perfil escolhido para a estatal é de um empreendedor da Internet. Vice-presidência ficará com um servidor de carreira, Wilson Biancardi Coury, que estava cedido à Rede Nacional de Pesquisa.

MCTIC quer modelo privado para o financiamento à inovação

“Temos a Finep, mas precisamos de um modelo de parceria com o setor privado”, afirma o novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G