Convergência Digital - Home

Rivais desistem e Microsoft e AWS duelam pelo contrato de US$ 10 bi com Pentágono

Convergência Digital
Convergência Digital* - 09/10/2018

Amazon Web Services e Microsoft vão duelar pelo megacontrato de US$ 10 bilhões por serviços na nuvem do Pentágono norte-americano. E a briga promete esquentar bastante nos próximos meses.  Nesta terça-feira, 09/10, a Microsoft informou que vai lançar uma nova versão do seu serviço em nuvem Azure, desenvolvida para ajudar clientes governamentais a armazenar dados em seus próprios servidores, no final do primeiro trimestre de 2019.

Esse é um passo decisivo da empresa para enfrentar a rival Amazon Web Services, considerada favorita para levar o negócio. De acordo com a a vice-presidente da Microsoft Azure, Julia White, a nova versão estará capacitada para atender os mais altos requisitos de classificação de segurança para lidar com “dados ultrasecretos dos EUA”.

Nesta segunda-feira, 08/10, o Google, da Alphabet, desistiu da licitação dizendo que o projeto não está alinhado com os novos princípios éticos da empresa.  IBM e Oracle que também estariam interessadas também não estão mais na licitação.

O contrato de soluções em computação em nuvem do projeto JEDI, ou Joint Enterprise Defense Infrastructure, faz parte dos esforços do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para modernizar sua infraestrutura de tecnologia da informação.


Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site