Convergência Digital

TIM: virtualização de 21 datacenters está feita e prepara rede 5G

Ana Paula Lobo e Rodrigo Pahim - 16/10/2018

A TIM confirmou durante o Futurecom 2018, realizado nesta semana em São Paulo, que está completamente encaminhado o projeto de implantação de 21 novos datacenters no Brasil. São passos de capacitação da infraestrutura de core que deixarão a operadora pronta para o 5G.

“Nosso plano deste ano está completamente encaminhado, completando a ativação dos 21 datacenters, 10 de 'core', onde estamos virtualizando as funções centralizadas, e 11 de 'edge', onde estamos distribuindo as funções de user, que são mais intensivas em tráfego. Serve para aproximar os conteúdos mais utilizados – Facebook, Netlflix, WhatsApp, Youtube – do cliente final”, explicou o diretor de Engenharia da Tim, Marco Di Constanzo.

Segundo ele, “isso significa que um cliente poderá experimentar mais rapidez no acesso ao conteúdo que ele costuma utilizar. Hoje, 70% do conteúdo de nossa rede é Google, Facebook e Netflix. O primeiro efeito benéfico é ter acesso mais rápido a conteúdos, com baixíssima latência.”

Mais do que isso, a infraestrutura é passo fundamental na preparação para o 5G. “Um dos paradigmas arquitetural de um core 5G é um core distribuído. Fala-se de control user plain separation, e essa separação arquitetural que já está sendo feita para o 4G para LTE é uma arquitetura pronta para 5G. São datacenters próprios, datacenters de rede. Vai haver convergência de infraestrutura, mas o que estamos construindo serve para virtualizar funções de rede."


Internet das Coisas exige rediscussão sobre neutralidade no Marco Civil

Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Ericsson, Paulo Bernardocki, as operadoras precisam começar o mais rápido possível para aprender a ter as coisas como clientes.

Sem conectividade, não há estratégia de computação em nuvem

CenturyLink é uma MVNO e mantém o interesse de atuar tão somente para as empresas corporativas, revela o diretor de Dados, Eduardo Freitas.


Futurecom 2018 - clique aqui e confira a cobertura completa.
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site