Convergência Digital

Para CTO da TIM, sem antenas 5G não vai sair do discurso no Brasil

Ana Paula Lobo e Rodrigo Pahim - 17/10/2018

As operadoras de telecomunicações estão se preparando para o 5G, com avanços na virtualização de suas redes, além da expectativa de que a partir de 2020 haverá espectro especialmente voltado para a nova onda tecnológica. Mas até lá o Brasil precisa superar as restrições que ainda pesam para a implantação de infraestrutura.

“O 5G vai precisar de antenas. E talvez essa seja uma das maiores barreiras que ainda temos no Brasil. E não é no interior. Estamos falando de cidades como São Paulo e Belo Horizonte, onde a legislação ainda é muito proibitiva para conseguirmos crescer com a cobertura móvel. Isso é um fato no 4G e é um impeditivo no 5G”, afirmou o CTO da TIM, Leonardo Capdeville.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo sustenta que o 5G é mais do que o passo seguinte na tecnologia móvel. “EUA e China disputam a liderança do 5G porque significa produtividade, eficiência, deixar o país mais competitivo. Já sofremos com baixa produtividade, [falta de] eficiência e competitividade. Se não vencermos essas barreiras, vamos ficar mais para trás ainda. O grande alerta é que precisamos ter antenas, porque ter antenas é ter conectividade, e ter conectividade é ter competitividade.” Assistam a entrevista com Leonardo Capdeville.


Internet das Coisas exige rediscussão sobre neutralidade no Marco Civil

Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Ericsson, Paulo Bernardocki, as operadoras precisam começar o mais rápido possível para aprender a ter as coisas como clientes.

Sem conectividade, não há estratégia de computação em nuvem

CenturyLink é uma MVNO e mantém o interesse de atuar tão somente para as empresas corporativas, revela o diretor de Dados, Eduardo Freitas.


Futurecom 2018 - clique aqui e confira a cobertura completa.
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site