Home - Convergência Digital

Ciência de dados é ferramenta de combate ao achismo

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rodrigo Pahim - 23/10/2018

Os cientistas de dados aparecem em primeiro lugar quando o tema é ascensão profissional. E como destaca o professor Alexandre Chiavegatto Filho, do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da USP, a demanda pela capacidade de extrair do mar de dados disponíveis as informações que permitem a tomada de melhores decisões deve ser absorvida também pelo Poder Público. O especialista participou do Futurecom 2018, que aconteceu de 15 a 18 de outubro, em São Paulo.

“O cientista de dados é o profissional capaz de tirar informação valiosa dos dados disponíveis. Essa é uma área muito poderosa que vai transformar a sociedade em que a gente vive. Hoje muitas políticas públicas ainda são baseados em ativos. Investimentos de 500 milhões de reais nisso etc. Mas não aponta o retorno. Será que foi o melhor investimento? Para isso precisamos analisar, e isso é análise de dados. Então, para orientar as novas políticas públicas em saúde, em educação etc também se precisa da ciência de dados. Temos que abandonar o achismo”, afirma Chiavegatto.

Ele ressalta que “nenhuma profissão tem crescido tanto quanto a de cientista de dados, especialmente em termos de aumento do salário. Nas pesquisas de hoje sobre quais habilidades conseguem emprego de qualidade mais rapidamente, em geral, cientista de dados está entre as primeiras”. Afinal, “hoje, todos os profissionais têm esse interesse em tirar maior valor dos dados para tomar melhores decisões. Isso é o que um cientista de dados faz.” 

Além do interesse imediato de ganhos financeiros, essa é uma carreira que cresce em poder. “Tirar informação relevante dos dados, melhorar tomada de decisões, dá um poder muito grande de transformar uma empresa, mas também a sociedade. E entra aí também a inteligência artificial, usando dados para desenvolver algoritmos de IA para tomada de decisões fundamentais, literalmente de vida e morte como no caso da saúde.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/11/2018
Operadoras competitivas têm receita líquida de R$ 6,6 bilhões em 2017

13/11/2018
Economia digital exige o fim do conflito Academia x Empresas

12/11/2018
Serpro quer ser o fornecedor de PaaS do governo federal

09/11/2018
Faltam desenvolvedores para criar software no Brasil

08/11/2018
Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

07/11/2018
Sabesp busca eficiência com adoção de containers

06/11/2018
Para a Red Hat, o futuro da infraestrutura de TI é o Open Source

06/11/2018
Computação em nuvem só existe por causa do Linux

06/11/2018
Banco Votorantim faz jornada digital com containers e open source

05/11/2018
Openet: Faturamento em tempo real é diferencial do 5G

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Economia digital exige pressa do Brasil na formação de capital humano

"O Sistema S para as TICs se faz obrigatório para acelerar a capacitação em quantidade, com qualidade”, observa o secretário-geral da Confederação Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), Cesar Rômulo.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site