TELECOM

Compartilhamento de postes: teles e elétricas têm de ter boa vontade

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/10/2018 ... Convergência Digital

Provedores de internet torcem uma nova regra sobre uso de postes do setor elétrico por empresas de telecomunicações traga a efetividade ainda não vista para a ‘limpeza’ dessa infraestrutura desejada por todos. Mas como alerta o presidente da Abrint, Basílio Perez, o esforço passa pela remoção da rede legada sem uso e, especialmente, pela boa vontade de negociar.

“Esse assunto só vai se resolver na negociação. Não com imposição. Mas as pessoas têm que ter boa vontade para negociar. E criatividade para compartilhar os pontos. As operadoras também precisam tirar os cabos de cobre dos postes. Têm muitos deles que não estão mais em uso, é legado. Na hora que começar a limpar o legado vai melhorar. Mas vai ter custo. Então é natural que uma empresa que fez uma rede nova deixou os velhos lá porque para tirar vai custar”, afirma Perez.

Anatel e Aneel abriram uma tomada de subsídios para revisar a resolução conjunta de 2014, que estabeleceu um preço de referência para os pontos de fixação e previu metas de ‘limpeza’ dos postes – 2,1 mil postes por distribuidora de energia, por ano. Na prática, não houve ação efetiva para reorganizar os postes. O único esforço veio da Eletropaulo, somente agora em 2018, depois de negociação que envolveu somente Vivo, Claro, Tim e Oi, mas não os provedores.

As duas agências entenderam que a resolução de 2014 não trouxe a efetividade pretendida e articulam uma nova, que deve mexer no preço e no prazo de ajuste dos postes. “É salutar que haja propostas de modificação, porque a bem da verdade não aconteceu nada nesse tempo todo. Minha previsão era que teríamos milhares de solicitações de resolução de conflito. Mas isso não aconteceu por receio de represálias. A própria Brisanet falou que está discutindo com as empresas [de energia] mas não foi para a resolução de conflitos para não ter projetos negados. E é a maior empresa entre os provedores”, diz Basílio Perez.

Desde 2015, foram 436 pedidos de mediação, sendo 9 em cada 10 deles relacionados aos preços cobrados. Só neste 2018 foram 182 pedidos – até setembro – o que desperta a preocupação com o tratamento que será dado a esses casos quando da edição de uma nova resolução conjunta pelas agências reguladoras.  Assista a entrevista com o presidente da Abrint, Basílio Perez, feita no Futurecom 2018, realizada de 15 a 18 de outubro, em São Paulo.


Internet Móvel 3G 4G
4G:Claro supera rivais em experiência de navegação. TIM tem menor latência

Operadora tem vantagem de até 10% em critério que avalia a boa experiência em serviços como streaming e vídeochamada. Em latência, combinando 3G e 4G, a TIM fica à frente.  Estudo foi feito pela empresa canadense Tutela com mais de 16 milhões de smartphones.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.

Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio

Segundo números da consultoria IHS Markit, em 2018 foram registrados embarques de 300 milhões de smartphones com essa tecnologia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G