INOVAÇÃO

CPqD se associa ao Hyperledger, voltada ao Blockchain

Convergência Digital* ... 30/10/2018 ... Convergência Digital

O CPqD é o mais novo membro associado do Hyperledger, iniciativa global mantida por The Linux Foundation. Trata-se de um esforço colaborativo open source criado com o objetivo de promover e disseminar tecnologias blockchain em diversos segmentos. O Hyperledger conta com o suporte de mais de 270 organizações que atuam nas áreas financeira e de serviços bancários, de manufatura, supply chain, Internet das Coisas (IoT) e de tecnologia.

"A adesão a essa iniciativa vai ao encontro de uma das apostas estratégicas do CPqD, que é a inovação aberta", afirma o especialista em inovação Rodrigo Lima Verde Leal, responsável pelo desenvolvimento do ecossistema em torno de blockchain. "Além disso, está alinhada a outra diretriz importante da organização: a internacionalização das atividades de pesquisa e desenvolvimento", acrescenta.

Leal lembra que o CPqD já mantém uma iniciativa open source na área de Internet das Coisas - a plataforma aberta dojot, em torno da qual está sendo formado um ecossistema de desenvolvimento de aplicações IoT. Lembra também que, desde 2016, seus especialistas da área de segurança da informação e comunicação têm-se dedicado a estudar o cenário da tecnologia blockchain no mundo - ferramentas, plataformas de desenvolvimento, aplicações etc. -, participando de diversos eventos na área. "O conhecimento adquirido foi transmitido a outros interessados no assunto, em seis webinars sobre blockchain realizados ao longo de 2017", diz Leal. "E ainda desenvolvemos uma aplicação para uso interno, utilizando o framework Hyperledger Fabric."

Neste ano, o CPqD estruturou uma equipe com foco específico em projetos baseados em blockchain. "A intenção é trabalhar em parceria com startups e empresas interessadas em desenvolver projetos, inicialmente, com foco nas áreas de rastreabilidade e de identidade digital de coisas e pessoas", revela Rodrigo Leal. "Com a associação ao Hyperledger, o CPqD passa a fazer parte de uma comunidade global, o que ampliará nosso universo de possíveis parceiros, estimulará a troca de conhecimentos, por meio da promoção de eventos, hackathons e outras atividades, e ainda deverá contribuir para a disseminação da tecnologia blockchain no Brasil", completa.



BC: Pagamento pelo WhatsApp terá de provar proteção aos dados

"Um arranjo que começa com 120 milhões de clientes não é pequeno", explicou Roberto Campos Neto.

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Em pesquisa do Instituto Eldorado, empresas alegam que os instrumentos de fomento são burocráticos ou desconhecidos. Mais da metade das companhias ouvidas assumem que estão investindo menos em novas tecnologias.

Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G