INOVAÇÃO

CPqD se associa ao Hyperledger, voltada ao Blockchain

Convergência Digital* ... 30/10/2018 ... Convergência Digital

O CPqD é o mais novo membro associado do Hyperledger, iniciativa global mantida por The Linux Foundation. Trata-se de um esforço colaborativo open source criado com o objetivo de promover e disseminar tecnologias blockchain em diversos segmentos. O Hyperledger conta com o suporte de mais de 270 organizações que atuam nas áreas financeira e de serviços bancários, de manufatura, supply chain, Internet das Coisas (IoT) e de tecnologia.

"A adesão a essa iniciativa vai ao encontro de uma das apostas estratégicas do CPqD, que é a inovação aberta", afirma o especialista em inovação Rodrigo Lima Verde Leal, responsável pelo desenvolvimento do ecossistema em torno de blockchain. "Além disso, está alinhada a outra diretriz importante da organização: a internacionalização das atividades de pesquisa e desenvolvimento", acrescenta.

Leal lembra que o CPqD já mantém uma iniciativa open source na área de Internet das Coisas - a plataforma aberta dojot, em torno da qual está sendo formado um ecossistema de desenvolvimento de aplicações IoT. Lembra também que, desde 2016, seus especialistas da área de segurança da informação e comunicação têm-se dedicado a estudar o cenário da tecnologia blockchain no mundo - ferramentas, plataformas de desenvolvimento, aplicações etc. -, participando de diversos eventos na área. "O conhecimento adquirido foi transmitido a outros interessados no assunto, em seis webinars sobre blockchain realizados ao longo de 2017", diz Leal. "E ainda desenvolvemos uma aplicação para uso interno, utilizando o framework Hyperledger Fabric."

Neste ano, o CPqD estruturou uma equipe com foco específico em projetos baseados em blockchain. "A intenção é trabalhar em parceria com startups e empresas interessadas em desenvolver projetos, inicialmente, com foco nas áreas de rastreabilidade e de identidade digital de coisas e pessoas", revela Rodrigo Leal. "Com a associação ao Hyperledger, o CPqD passa a fazer parte de uma comunidade global, o que ampliará nosso universo de possíveis parceiros, estimulará a troca de conhecimentos, por meio da promoção de eventos, hackathons e outras atividades, e ainda deverá contribuir para a disseminação da tecnologia blockchain no Brasil", completa.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.

Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

"O esporte de alta performance é muito semelhante a uma startup. Ele exige autoresponsabilidade e autodisciplina e uma ousadia em arriscar", observa o medalhista olímpico, Thiago Pereira.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G