GOVERNO

Kassab: ‘Vou dizer ao novo governo que Telebras é imprescindível ao Estado’

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/11/2018 ... Convergência Digital

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu nesta quinta, 1o/11, que a Telebras seja mantida como empresa estatal e responsável pela gestão do satélite nacional, especialmente agora que foram superados questionamentos junto ao Tribunal de Contas da União. Segundo ele, o tema fará parte da transição de governo, que no MCTIC começa na próxima semana.

“Está sendo discutido [a venda], mas se me ouvirem vou mostrar a importância da Telebras, a importância para o Brasil. Como é um governo bem intencionado, vai entender que os serviços prestados da Telebras nenhuma outra instituição, pública ou privada, prestará. Vou levar minha opinião de que ela é imprescindível para a nação brasileira com o novo satélite, que teve custo mas que será recuperado com as receitas vindas dessa operação. Ninguém está habilitado como ela neste curto prazo a fazê-lo”, afirmou Kassab, que participou dos festejos de 21 anos da Anatel.

Também no evento, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, destacou que a estatal tem hoje um papel estratégico para o governo federal. “A Telebras é hoje uma empresa de Estado, estratégica para o governo. Não só por operar um equipamento importantíssimo, de levar serviços para locais em que jamais se previa levar no Brasil, levar banda larga para uma localidade rural a R$ 3 por uma hora, sendo banda larga de verdade, 25 Mbps, não é celular. Isso muda o país. A visão de integração que Brasil vai ter com o satélite é muito grande. Além de outros serviços que só a Telebras presta, que são as comunicações seguras de Estado. Então, para aplicações de governo, é uma estatal diferenciada, estratégica.”

O ministro Gilberto Kassab conta, ainda, que já felicitou o ministro indicado para a pasta, Marcos Pontes, e que vai apresentar a ele e à equipe de transição os projetos que estão sendo tocados. “Vou transmitir as coisas em andamento. Temos diversos projetos, a inauguração da estação Antártica, o projeto Sirius. E temos o projeto Internet para Todos, que nas próximas semanas começa a levar internet a todos os cantos do Brasil, todas as unidades públicas de saúde e educação, melhorando sensivelmente a qualidade na gestão da administração pública, as condições da agricultura.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Bolsonaro decide manter Comunicações no MCTIC

Em entrevista coletiva, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou que não vai mexer na atual estrutura. O comando do MCTIC será do astronauta Marcos Pontes.

Cansado de esperar Ucrânia, Brasil extingue Alcântara Cyclone Space por MP

Tratado já tinha sido denunciado pelo Brasil em 2015, diante do fracasso da parceria. Desde então, tenta fazer uma reunião para dissolver a empresa binacional, sem sucesso.

Reforma Trabalhista reduziu número de processos trabalhistas em 17,4%

Segundo balanço de um ano da aprovação das mudanças na CLT, processos que chegaram a varas do trabalho caíram de 2 milhões para 1,6 milhão.

Bolsonaro confirma Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia

Embora ainda não tenha definido a estrutura do MCTIC - há rumores que Comunicações irá para o ministério da Economia, presidente eleito define o nome do astronauta. Kassab, apesar de ter apoiado o novo presidente, deixa a pasta.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G