TELECOM

Anatel autoriza aumento de espectro e abre caminho para as teles irem às compras

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/11/2018 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 1º/11, a ampliação no limite máximo de espectro que cada operadora móvel pode deter no Brasil. Assim, ao revisar o modelo de gestão do espectro, a agência abre caminho para uma maior concentração no mercado da telefonia celular no país, indicando a tendência de que sobrevivam somente três operadoras.

O presidente da agência, Juarez Quadros, sustentou que a medida garante maior qualidade dos serviços uma vez que haverá mais espectro disponível. “Ganhamos todos, a Anatel, as operadoras e o consumidor, pois na hora em que se libera maiores limites de frequências, a melhoria da qualidade dos serviços será assim refletida no serviço móvel pessoal”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que aponta para “um grande passo para fortalecer a competitividade no setor de telecomunicações”, o relator da proposta, Aníbal Diniz, reconhece que o número de prestadoras no mercado deve encolher. “A definição dos limite permitirá analise de incorporações e fusões, impondo limites quando necessário e assegurando a existência de pelo menos três operadoras no mercado”.

O primeiro alvo é a Nextel, quinta empresa do mercado móvel, atrás de Vivo, Claro, Tim e Oi, que tem cerca de 3 milhões de acessos ativos no país. A tele  apresenta prejuízos e já teve negociação aberta, conforme revelou a dona do negócio no Brasil, a americana NII Holdings, ainda em agosto deste ano.

A revisão aprovada nesta quinta cria limites diferenciados para faixas de frequência abaixo de 1 GHz e para aquelas entre 1 e 3 GHz. Nas mais baixas, o limite de concentração passa de 29% para 35%, sendo que existe a possibilidade de uma única empresa deter 40% do espectro mediante condicionantes que poderão ser adotadas.

Para as faixas do espectro entre 1 GHz e 3 GHz, o limite de concentração passa de 21% para 30%, sendo que da mesma forma será possível autorizar mais, entre 35% e 40%, a depender das circunstâncias. Para as radiofrequências acima de 3 GHz não foi definido limite, ficando essa decisão a critério dos respectivos leilões de espectro. Mas já com indicação de estudos para avaliar a adoção de limites nas faixas até 6 GHz.

Segundo a Anatel, os novos limites serão aplicados de imediato a partir de novas autorizações de uso, bem como no caso de transferências de autorizações de uso de radiofrequência ou de alterações de controle societário.


Internet Móvel 3G 4G
Empresas pedem intervenção dos governos por segurança em IoT

Estudo global mostra que, mesmo com o aumento do orçamento dedicado à segurança, quase metade das empresas entrevistadas não consegue detectar se ocorreu uma violação em algum dos seus dispositivos de Internet das Coisas.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.

Oi vende banda larga via banda KA para clientes corporativos

Solução é voltada para empresas, prefeituras e governos que necessitam ter banda larga em localidades remotas. Velocidade possível é de até 25 Mbps. Oferta está disponível nas regiões Sul e Sudeste, grande parte do Nordeste e parcialmente no Centro-Oeste e Norte.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G