NEGÓCIOS

Governo quer superar a marca de 4 milhões de certificados digitais em 2018

Ana Paula Lobo* ... 05/11/2018 ... Convergência Digital

O governo projeta que, ao final de 2018, o Brasil tenha mais de 4 milhões de certificados digitais emitidos em um único ano. Até setembro deste ano, foram emitidos 3.394.836 certificados, contra 2.694.829 no mesmo período de 2017, de acordo com dados do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil. Em 12 meses, o crescimento foi de 25%.

O ITI também tem credenciado mais e com maior celeridade. O crescimento é mais acentuado entre os entes que atendem diretamente aos usuários que desejam emitir o seu certificado digital: Autoridades de Registro – ARs, Instalações Técnicas – ITs, Instalações Técnicas Secundárias – ITSs e Postos Provisórios – PPs. O crescimento nesse segmento possibilita o aumento da capilaridade e do alcance da ICP-Brasil.

De maio de 2017 a outubro de 2018,foram credenciadas 454 ARs, número maior que a soma dos credenciamentos realizados entre 2011 e 2015, quando foram realizados 360 credenciamentos. No comparativo de 2017, quando foram credenciadas 137 ARs, com o ano de 2018, que apesar de ainda não encerrado já conta com 388 novas ARs, o crescimento é de 183,2%.

Ainda no período de maio de 2017 a outubro de 2018 foram credenciadas 03 Autoridades Certificadoras de 1º nível, 11 Autoridades Certificadoras de 2º nível, 270 Instalações Técnicas, 7.914 Instalações Técnicas Secundárias e 04 Prestadores de Serviço Biométrico, além de centenas de Postos Provisórios. Em 2018 também foram credenciados os dois primeiros Prestadores de Serviço de Confiança – PSCs da ICP-Brasil e mais três estão em fase de credenciamento.

O crescimento, informa o ITI, é reflexo da otimização de toda cadeia de processos realizados e do aumento da procura pela certificação digital. Uma das recentes melhorias, foi a implantação da solicitação de Instalações Técnicas Secundárias por meio eletrônico. Com a novidade, solicitações que antes eram verificadas manualmente, agora são automaticamente registradas. Um processo que durava em média de 30 dias, agora tem seu deferimento publicado em menos de uma semana. A expectativa é que o mesmo procedimento seja expandido nos próximos meses para outros tipos de credenciamento.

Fonte: ITI


PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.

Integradores de sistemas ganham novo papel na transformação digital

Se até bem pouco tempo a estratégia dos integradores era voltada para as aplicações, agora, ela está direcionada para a infraestrutura de TI, observa o diretor da Red Hat Brasil, Eduardo Balam.

Certificação digital: Morre o fundador da Certisign e presidente da ANCD

Julio Cosentino morreu aos 53 anos, em Brasília. A sua empresa, em agosto, ficou à frente na emissão de certificados digitais, com mais de 500 mil emitidos, de acordo com o ITI. O executivo também estava à frente da Associação Nacional de Certificação Digital.

Empresas brasileiras unem operações por mercado de supply chain

Catarinense Neogrid e a gaúcha Accera anunciaram a fusão das suas plataformas para integrar dados e potencializar as redes de negócios de seus parceiros no Brasil e também no exterior.

Em resposta à Europa, Google muda licenciamento do Android

Empresa prevê a cobrança de até U$ 40 por dispositivo com o sistema operacional, que poderá ser substituída por acordo de uso do navegador Chrome.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G