NEGÓCIOS

Governo quer superar a marca de 4 milhões de certificados digitais em 2018

Ana Paula Lobo* ... 05/11/2018 ... Convergência Digital

O governo projeta que, ao final de 2018, o Brasil tenha mais de 4 milhões de certificados digitais emitidos em um único ano. Até setembro deste ano, foram emitidos 3.394.836 certificados, contra 2.694.829 no mesmo período de 2017, de acordo com dados do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil. Em 12 meses, o crescimento foi de 25%.

O ITI também tem credenciado mais e com maior celeridade. O crescimento é mais acentuado entre os entes que atendem diretamente aos usuários que desejam emitir o seu certificado digital: Autoridades de Registro – ARs, Instalações Técnicas – ITs, Instalações Técnicas Secundárias – ITSs e Postos Provisórios – PPs. O crescimento nesse segmento possibilita o aumento da capilaridade e do alcance da ICP-Brasil.

De maio de 2017 a outubro de 2018,foram credenciadas 454 ARs, número maior que a soma dos credenciamentos realizados entre 2011 e 2015, quando foram realizados 360 credenciamentos. No comparativo de 2017, quando foram credenciadas 137 ARs, com o ano de 2018, que apesar de ainda não encerrado já conta com 388 novas ARs, o crescimento é de 183,2%.

Ainda no período de maio de 2017 a outubro de 2018 foram credenciadas 03 Autoridades Certificadoras de 1º nível, 11 Autoridades Certificadoras de 2º nível, 270 Instalações Técnicas, 7.914 Instalações Técnicas Secundárias e 04 Prestadores de Serviço Biométrico, além de centenas de Postos Provisórios. Em 2018 também foram credenciados os dois primeiros Prestadores de Serviço de Confiança – PSCs da ICP-Brasil e mais três estão em fase de credenciamento.

O crescimento, informa o ITI, é reflexo da otimização de toda cadeia de processos realizados e do aumento da procura pela certificação digital. Uma das recentes melhorias, foi a implantação da solicitação de Instalações Técnicas Secundárias por meio eletrônico. Com a novidade, solicitações que antes eram verificadas manualmente, agora são automaticamente registradas. Um processo que durava em média de 30 dias, agora tem seu deferimento publicado em menos de uma semana. A expectativa é que o mesmo procedimento seja expandido nos próximos meses para outros tipos de credenciamento.

Fonte: ITI


Cloud Computing
Next, do Bradesco, endossa multicloud na jornada digital

Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.

PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.

Especialista tributário sugere a adoção de um 'Simples' para TI

Não haveria a unificação dos tributos, mas a unificação do recolhimento, detalha o professor Marco Aurélio Grecco, membro associado da European Association of Tax law Professors. Grecco diz que é preciso sentar e debater logo, até porque o Fisco está mirando como cobrar imposto de serviços novos digitais, entre eles, o de coleta de dados.

Cade investiga praticas anticompetitivas contra fintechs no mercado de meios de pagamentos e financeiro

Abertura de inquérito decorre de relatório sobre os problemas estruturais do setor, em especial, os efeitos decorrentes da verticalização do setor.

Para IBM, Brasil precisa avançar muito mais na transformação digital

Presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, diz que, hoje, a preocupação é a fragmentação dos projetos digitais e o risco de se criar 'legados digitais'.

Dados Pessoais: Unisys diz que tempo é curto e adequação exige a presença do CEO

Faltando 14 meses para entrar em vigor no Brasil, a Lei de Proteção de Dados terá implicações para empresas de todos os portes e segurança da informação será essencial para evitar sanções por vazamentos de informações, adverte o diretor-geral da Unisys Brasil, Eduardo Almeida.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G