INTERNET

Metade dos brasileiros assiste filmes e ouve músicas pela internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/11/2018 ... Convergência Digital

Os brasileiros, especialmente os jovens entre 10 e 24 anos, fazem uso intensivo da internet diariamente, especialmente para ouvir músicas e assistir filmes e vídeos. É o que indica a nova pesquisa TIC Domicílios, que nesta edição avaliou pela primeira vez as atividades culturais consumidas na rede.

No plano geral, a TIC Domicílios indica que 42 milhões de domicílios, ou 61% do total, contam com acesso à internet. Na análise de acesso pelos indivíduos, a projeção é de 121 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais, ou 74% do total, acessam a rede mundial.

Segundo a pesquisa, 50% dos brasileiros assistem audiovisuais e ouvem músicas – proporção que é de 12% e 29% daqueles que fazem isso todos os dias, respectivamente. Nos grupos de 10 a 15 anos e de 16 a 24 anos, esse consumo é ainda mais forte. Para músicas, 53% e 55% responderam ser uma atividade diária. Para filmes, 25% e 19%, também respectivamente.

Como já vem mostrando o levantamento nos últimos anos, o uso da rede se dá tanto por PCs, especialmente laptops, como por celulares. E no caso do consumo de músicas e vídeos, essa ponderação é ainda mais válida. Enquanto na população em geral 68%/67% usam celular para músicas e vídeos, entre os jovens o dispositivo móvel é permanente.

No grupo de brasileiros com 10 a 15, 90% usam o celular para ouvir músicas e 89% para assistir vídeos. Naqueles com idades entre 16 e 24 anos, os dispositivos móveis são também fortes acessórios, sendo que 92% usam para músicas, 89% para vídeos.

O que faz diferença mesmo, no entanto, é o tipo de conexão. Segundo a pesquisa, 72% dos usuários de internet que possuem banda larga fixa no domicílio assistem a vídeos online, enquanto entre aqueles com conexão móvel no domicílio essa proporção é de 57%. De forma semelhante, 70% dos que contam com redes fixas ouvem músicas via rede, fatia que cai para 59% entre quem tem somente acesso móvel.

E entre os usuários de celular, existe ainda a questão da forma de conexão, pois aqueles que não utilizam WiFi apresentam patamares de acesso a conteúdos bastante inferiores. “Quem não usa WiFi tem acesso em proporções muito menores a esses conteúdos. Ou seja, o tipo de conexão é determinante na intensidade do uso”, resume o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Outro traço significativo é o crescimento na produção de conteúdo. Segundo a pesquisa, entre 2013 e 2017 houve uma ampliação de 31,1 milhões para 44,7 milhões entre aqueles indivíduos que publicam conteúdos próprios na internet, o que corresponde a cerca de um quarto da população acima de dez anos (26%). O tipo de conteúdo mais publicado são imagens, postadas por 24% dos indivíduos, textos (13%) e vídeos (11%).


Dados de 2,4 milhões de brasileiros no SUS teriam vazados. Governo nega

Hacker teria encontrado brecha para divulgar informações do CadSUS, que é o Sistema de Cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). Ministério da Saúde descarta vazamento, mas encaminhou denúncia à Polícia Federal.

Sérgio Moro cria conta no twitter para “explicar propostas” da Justiça

“Quero explicar aqui o projeto de lei anticrime, além das medidas executivas em andamento do Ministério”, tuitou o ministro, ressaltando que “este twitter é meu mesmo”.

Provedores SCM encostam na Vivo na banda larga fixa

As PPPs fecharam fevereiro com 24,46% do mercado nacional, ou 7,65 milhões de contratos ativos. A Claro segue na liderança com 30,03% do mercado.

2018 foi o ano de consolidação de FTTH na América Latina

Mas para que o uso da fibra óptica continue crescendo serão necessárias ações regulatórias de fomento à banda larga, novas arquiteturas e o uso de novas tecnologias de FTTH, observou o presidente da Fiber Broadband Association, Eduardo Jedruch.

Estudo da Google mostra falta de habilidade dos brasileiros na internet

Embora dominem aspectos básicos como navegação e uso de aplicativos, os brasileiros têm dificuldades com comandos de voz, configurações, dados na nuvem e transações online.

Revista Abranet 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Veja a Revista Abranet nº 26 Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G