Convergência Digital - Home

Sabesp busca eficiência com adoção de containers

Convergência Digital
Fernanda Ângelo - 07/11/2018

Embora tenham o entendimento do quanto o modelo de containers pode trazer agilidade para a entrega de soluções e novas funcionalidades, as empresas ainda precisam de ajuda para encontrar o caminho até essa nova arquitetura, observou o especialista em arquitetura da Red Hat, Rafael Chies, em palestra no evento Container of ideas, realizado nesta terça-feira (06), em São Paulo.

O primeiro passo, de acordo com Chies, é a empresa entender qual a motivação de negócio por trás da decisão de migrar para uma estratégia de containers. Na maioria das vezes, as empresas sabem aonde preciam chegar. Mas precisam de ajuda para trafegar o caminho com o mínimo de distúrbio possível.

"O mercado demanda mais agilidade por parte das empresas, e os containers permitem uso e feedback intensivos, soluções voláteis e vantagens competitivas com melhor time-to-market", exemplifica o especialista. Mas é preciso, de acordo com ele, começar por projetos menores e internos.

Chies citou um programa criado pela Red Hat especificamente para ajudar as empresas no processo de entendimento de demandas e caminhos para a adoção de Containers. Segundo ele. os clientes alcançam 120% doi ROI nesse serviço com um payback de 17 meses.

Sabesp migra para containers

Justamente em busca de mais agilidade na entrega de soluções, a Sabesp adotou a plataforma de containers da Red Hat. Segundo Chies, a companhia de saneamento do estado de São Pajo já possuía uma estratégia de cloud estruturada, baseada numa plataforma de hardware muito robusta, mas não uma base de software igualmente capaz. Foi isso o que ela buscou na solução da Red Hat.

"A Sabesp optou pela Red Hat Openshift baseada no Kubernets para orquestração de containers", contou Chies, lembrando que a solução é projetada tanto para aplicações tradicionais quanto nativas de cloud. Reforçando a ideia de que não vale a pena começar por workloads críticos, o workload inicial sugerido foi de criticidade moderada. "Foram selecionadas aplicações intranet, com representatividade no todo e capazes de gerar benefícios perceptíveis", disse Chies, revelando ainda que a companhia colcou um portal legado no container.

Entre os benefícios alcançados pela Sabesp com a adoção da plataforma de containers estão o ganho de eficiência de infraestrutura, aumento da disponibilidade do portal e agilidade nas modificações e publicações. "Publicações que antes levavam horas hoje são realizadas em minutos", conta Chies. A companhia agora deve seguir expandir a migração de ferramentas para containers e a integração do mundo Openshift com o ecossistema e parceiros.

O executivo conversou com a CDTV, do Portal Convergência Digital, sobre por onde as organizações devem começar a pensar em migrar para containers e falou sobre as soluções da Red Hat específicas para a adoção e governança dessa arquitetura. Confira a íntegra da entrevista.


PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.


Destaques
Destaques

Via Varejo elege containers para integrar operações online e física

Com 60 anos de história, a Via Varejo opera as marcas Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.com e Bartira. Exatamente por essa cultura tradicional e pela complexidade de sua estrutura, qualquer grande mudança é uma tarefa bastante difícil.

Banco Votorantim faz jornada digital com containers e open source

Em busca de mais agilidade e qualidade nas suas entregas, a instituição financeira envolveu mais de 20 profissionais na mudança de arquitetura de tecnologia da informação.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.

Dados são os dividendos dos tempos atuais

Por Wilson Grava*

Cada vez mais, precisamos ser capazes de analisar e reagir rapidamente aos dados criados. Os últimos dois anos foram responsáveis pela geração de 90% dos dados existentes no mundo.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site