TELECOM

Fibra dispara e velocidades acima de 34 Mbps são as que mais crescem

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/11/2018 ... Convergência Digital

As conexões à internet por meio de fibras ópticas começam a se impor como regra no mercado de provimento de acesso e chegaram a superar, entre janeiro e setembro, o total de adições líquidas do setor – em grande medida por conta da gradativa substituição de conexões xDSL. No acumulado dos nove meses em 2018, foram 1,88 milhão de novos acessos em fibra, para um crescimento total do mercado – adições menos cancelamentos – de 1,83 milhão.

Como resultado, as conexões de fibra óptica deram um salto significativo nos nove primeiros meses do ano, passando de 10,6% do total de conexões ativas para 16,1% somente neste período. Ao mesmo tempo, as conexões xDSL foram reduzidas em 548,4 mil acessos, caindo de 45,3% para 40,8% do total. As conexões por cabo, mesmo tendo adições líquidas de 382,9 mil acessos, caíram levemente em proporção de 31% para 30,4%.

Associadas a redes mais robustas, as velocidades das conexões no país também melhoram. No mesmo período entre janeiro e setembro deste 2018, os acessos com velocidades acima de 12 Mbps passaram de 41,9% para 48,7% do total, com 14,9 milhões das 30,7 milhões de conexões em banda larga no Brasil. Sendo que de longe o segmento que mais cresce é de acessos acima de 34 Mbps, que ao longo deste ano pularam de 14,8% para 22,8% dos acessos em serviços.

No total, o Brasil encerrou o mês de setembro com 30,72 milhões de conexões fixas à internet, o que representa um crescimento de 6,3% nesses nove meses, sendo que o mercado segue puxado sobretudo pelos pequenos provedores de conexão, responsável por 78,1%, ou 1,43 milhão dos 1,83 milhão de novos acessos no período. Nesse subgrupo, a taxa de crescimento é de 32,2%.


Internet Móvel 3G 4G
China Unicom faz primeira ligação 5G no release 15 do 3GPP

Piloto, conduzido em parceria com a ZTE, também serviu para testar outros serviços como ligação de voz de grupo, vídeo online e navegação de rede do WeChat, a rede social chinesa.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel nega pedido da Brasscom e mantém prazo de consulta sobre agenda regulatória

Nova agenda possui 51 ações elencadas sendo 37 em andamento e 14 com temas novos. São prioridades: a revisão do modelo legal,  Internet das coisas e 5G.

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G