SEGURANÇA

Crimes na Web: Quase 1 milhão de detecções de golpes com cartão do Nubank

Convergência Digital ... 09/11/2018 ... Convergência Digital

O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou seis golpes utilizando de forma fraudulenta a marca Nubank nos último 30 dias. No total, foram quase um milhão de detecções de ciberataques que oferecem supostos convites com "aprovação imediata e sem consulta ao SPC" para adquirir um cartão de crédito da empresa.

Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a responder perguntas sobre a empresa e, ao final, compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do WhatsApp para ter acesso ao suposto cartão de crédito prometido. Após o processo, o usuário é redirecionado para páginas de outros golpes ou para sites com publicidade enganosa que o incentiva a baixar aplicativos de fontes desconhecidas. Estes, podem conter malwares e comprometer a segurança e o funcionamento do aparelho.

"Os cibercriminosos sempre se aproveitam de marcas reconhecidas e desejadas para utilizá-las como isca. O objetivo é sempre motivar as pessoas a agir pelo impulso de conseguir alguma vantagem e, assim, adquirir um produto ou serviço que deseja. É muito importante, portanto, se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe", comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.



NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Clonagem do WhatsApp já atingiu 8,5 milhões de brasileiros

Segundo pesquisa realizada pela PSafe, essa modalidade de golpe faz 23 novas vítimas todos os dias no Brasil. Quase 30% dos entrevistados colocaram o vazamento das conversas como o principal prejuízo da clonagem.

Segurança cibernética: WannaCry ainda é um perigo real no Brasil

Dados da Fortinet mostram que o País sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos entre março e junho e boa parte deles foi para a plataforma Windows, vulnerável à falta de atualização./p>

Custo médio de uma violação de dados é de R$ 5,4 milhões no Brasil

Empresas brasileiras levam em, média, 250 dias para identificar a violação dos dados. De acordo com o diretor de Cibersecurity da IBM, João Rocha, as organizações enfrentaram a perda ou o roubo de mais de 11,7 bilhões de registros nos últimos três anos. Ataques maliciosos custam mais do que as violações por falhas humanas.

Em maio, Brasil teve mais de 140 milhões de ameaças disseminadas por e-mail

País fica no top 3 do ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, revela estudo feito pela Trend Micro.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G