INCLUSÃO DIGITAL

Via Direta recorre ao TCU contra decisão que liberou acordo Telebras/Viasat

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/11/2018 ... Convergência Digital

A Via Direta apresentou nesta segunda, 12/11, ao Tribunal de Contas da União, um pedido de revisão da decisão que liberou o contrato entre a Telebras e a Viasat para uso do satélite nacional. A empresa de Manaus sustenta que houve interpretação errônea da Lei das Estatais (13.303/16) pela Corte de Contas e que o acordo firmado precisaria reproduzir a modelagem de uso do satélite prevista no chamamento público para este fim, mas que restou deserto.

“É simplesmente assustador que o TCU tenha chegado ao entendimento (equivocado) de que a Lei das Estatais autoriza as empresas de economia mista terceirizarem toda sua atividade-fim, sem obediência aos Princípios da Legalidade, Publicidade, Moralidade, Isonomia etc. No caso em espécie, até poderia ocorrer a dispensa de licitação desde que fosse aplicada a regra insculpida no art. 29, da Lei das Estatais que exige rigorosa observação a modelagem do edital que restou frustrado, ou seja, autorizando a exploração do satélite por no mínimo duas empresas, como previsto originariamente”, sustenta a Via Direta na petição.

Alega a empresa amazonense que “as condições oferecidas à estrangeira Viasat, não foram oferecidas a nenhuma empresa brasileira”. E se vale da conclusão do TCU de que o acordo firmado ficou financeiramente mais favorável a parceira privada do que à estatal para questionar a própria legalidade do contrato, apesar de assim entendido pelo Tribunal de Contas.

“É simplesmente estarrecedor que este TCU, mesmo tendo julgado procedente a representação e identificado cláusulas extremamente favoráveis à Viasat, por consequência, causadoras de prejuízos milionários ao país, tenha simplesmente determinado que fossem feitas as adequações ‘no prazo de 90 dias’, ao invés de determinar a imediata revogação do contrato.”

Nessa linha, a Via Direta pede que o TCU reconsidere a decisão e determine a imediata suspensão do acordo Telebras/Viasat, e que no mérito declare o mencionado acordo como ilegal, anulando-o. Do contrário, pede que o TCU garanta à própria Via Direta o direito de explorar comercialmente pelo menos 15% da capacidade do satélite.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

"O cidadão é o mesmo no município, no Estado e no governo federal. Tem de existir um atendimento único. Não pode ter briga com as Prods. Esse é o nosso desafio", afirma o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Telebras considera preços defendidos pelo TCU como 'sugestão', não como 'obrigação'

Presidente da estatal, Jarbas Valente, espera concluir negociações com a Viasat antes do prazo de 90 dias determinado pelo Tribunal.

TCU libera GESAC, mas exige mudanças no contrato entre Telebras e Viasat

Tribunal de Contas reconheceu como válida a inexigibilidade de licitação pela Telebras. Também entendeu como legal o acordo firmado com a Viasat, mas exigiu uma renegociação de condições financeiras mais favoráveis.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G