GESTÃO

Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 16/11/2018 ... Convergência Digital

O Ceará quer ser um estado 100% digital nos próximos cinco anos e para isso está criando uma série de medidas para se tornar também um hub nacional de TICs, revela o secretário de Planejamento do Ceará, Francisco Queiroz Maia Jr. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o XI Seminário TelComp 2018, realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, Maia Jr. disse que o Ceará quer dar um salto na gestão pública.

"A tecnologia será o vetor para nos permitir dar esse protagonismo nacional na gestão pública. Temos o equilíbrio fiscal como garantia para os investimentos e estamos apostando muito na formação de capital humano. Na prática, o Estado precisa entregar mais serviços para a população, especialmente, na saúde, segurança e educação", observa o secretário de planejamento do governo cearense. Para ser um hub nacional de tecnologia, o Ceará está transformando a ETICE, empresa estatal de TI, em uma companhia de economia mista e voltada a ser uma integradora de serviços.

"Foi assim que viabilizamos as PPPs (Parcerias Público-Privadas). Hoje temos uma rede de fibra óptica que alcança 113 dos 134 municípios do Estado. Muito dessa capilaridade veio de termos feitos acordos de compartilhamento e swaps com as operadoras competitivas e provedores Internet, uma vez que as teles deixaram muitos municípios desassistidos". Maia Jr. conta à CDTV os planos para a atração de novas empresas para o Ceará e os planos do Estado. Assistam a entrevista.


Carreira
Sindpd/SP obtém liminar e condiciona benefícios da CCT à contribuição sindical

Sindicato alega ser injusto conceder as vantagens obtidas nas negociações da CLT para os tabalhadores que se recusam pagar a contribuição sindical. Advogados especializados classificam a medida como ilegal e descabida.

Nova licitação do TaxiGov abre portas para apps e locadoras de veículos

Licitação acontecerá no dia 24 de janeiro e equivale a um montante estimado de R$ 19,6 milhões para execução no período de um ano. Implantado em março de 2017, serviço é usado por mais de 15 mil servidores e colaboradores, em quase 300 mil corridas realizada.

Empresas criticam governo e pedem mais prazo para aderir ao eSocial

Há também uma grande preocupação com as pequenas empresas. Isso porque a maioria - que tem de entrar no regime em 2019 - desconhece o novo regime de transmissão de dados para a Receita Federal.

Setor de TI quer resgatar projeto original do Parque Capital Digital

O atual modelo implantado pelo Governo Rodrigo Rollemberg nunca foi aceito pelo setor de TICs. Senador Izalci Lucas (PSDB) pretende conversar com o governador, Ibaneis Rocha, sobre a questão. Conta com o apoio das empresas, que pela primeira vez, participam da equipe de transição através do presidente do Sinfor, Ricardo Caldas.

Receita orienta sobre como informar mudança de CPF no eSocial

Procedimento é considerado raro, mas para evitar problemas, o Comitê Gestor do novo regime determinou como as empresas devem agir. Medida será válida a a partir de 21 de janeiro de 2019, com a entrada em produção da versão 2.5 do leiaute do eSocial.

Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

Governo cearense trabalha para atrair datacenters e empresas de TICs, revela o secretário de Planejamento do Ceará, Francisco Queiroz Maia Jr. Em Telecom, secretário reclama da falta de interesse das teles e diz que alvos da política são operadoras competitivas e provedores Internet.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G