GESTÃO

Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 16/11/2018 ... Convergência Digital

O Ceará quer ser um estado 100% digital nos próximos cinco anos e para isso está criando uma série de medidas para se tornar também um hub nacional de TICs, revela o secretário de Planejamento do Ceará, Francisco Queiroz Maia Jr. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o XI Seminário TelComp 2018, realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, Maia Jr. disse que o Ceará quer dar um salto na gestão pública.

"A tecnologia será o vetor para nos permitir dar esse protagonismo nacional na gestão pública. Temos o equilíbrio fiscal como garantia para os investimentos e estamos apostando muito na formação de capital humano. Na prática, o Estado precisa entregar mais serviços para a população, especialmente, na saúde, segurança e educação", observa o secretário de planejamento do governo cearense. Para ser um hub nacional de tecnologia, o Ceará está transformando a ETICE, empresa estatal de TI, em uma companhia de economia mista e voltada a ser uma integradora de serviços.

"Foi assim que viabilizamos as PPPs (Parcerias Público-Privadas). Hoje temos uma rede de fibra óptica que alcança 113 dos 134 municípios do Estado. Muito dessa capilaridade veio de termos feitos acordos de compartilhamento e swaps com as operadoras competitivas e provedores Internet, uma vez que as teles deixaram muitos municípios desassistidos". Maia Jr. conta à CDTV os planos para a atração de novas empresas para o Ceará e os planos do Estado. Assistam a entrevista.


eSocial: Receita faz advertência às empresas do grupo fora do Simples

Fisco adverte aos empregadores do grupo 2, aqueles com faturamento entre R4 4,8 milhões e R$ 78 milhões, sem serem optantes do Simples, para o cumprimento da quata fase: a substituição da GFIP para recolhimento de Contribuições Previdenciárias referente a competência de abril/2019

General assume diretoria de operações do Serpro

Antonino dos Santos Guerra, veterano no comando de áreas relacionadas às tecnologias de informação e comunicações. Ele substitui Iran Martins Porto Junior, que vai para a diretoria de desenvolvimento.

eSocial: Autônomos e trabalhadores rurais devem se cadastrar no site da Receita

A medida faz parte do cronograma de ampliação do eSocial, ferramenta que unifica as prestações de informações dos empregadores em um único ambiente.

E-mail perde vez para as OTTs no consumo da Internet no Brasil

O enviar e receber e-mail foi o único serviço a apresentar recuo de 2016 para 2017 quando se fala de consumo de Internet no Brasil, conforme informações divulgadas da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Os aplicativos OTTs conquistaram os assinantes e são usados por 95,5% dos brasileiros.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G