Home - Convergência Digital

Inatel lança curso de pós-graduação em Indústria 4.0

Convergência Digital* - 22/11/2018

O Inatel anuncia para 2019 o novo curso de pós-graduação em Indústria 4.0 e um novo polo de pós em Lavras (MG), em que serão oferecidos os cursos de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing e o MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico.

"A indústria 4.0 é um conceito que está sendo muito discutido no mercado por dois motivos. Primeiro porque a conectividade é o dia a dia das pessoas e isso tem refletido na indústria. Um gerente ou supervisor quer acessar as informações da linha de produção que coordena pelo seu celular. Segundo, porque existe a demanda pela virtualização, ou seja, a necessidade de diminuir os hardwares existentes nas fábricas, o que hoje já é uma realidade, com muita coisa simulada, hospedada em servidor, em sites", explica o professor Alexandre Baratella, que coordena os cursos de Automação do Inatel e participou da elaboração do curso.

Segundo o professor André Abbade, gerente de Educação Continuada do Instituto, o advento desse novo conceito no mundo industrial vai exigir do profissional algumas expertises. "Ele vai precisar saber de robótica, internet das coisas, computação, telecomunicações, conhecer um pouco de cada uma dessas áreas e integrá-las para fazer com que a cadeia de produção funcione de forma inteligente", indica.

"O curso aborda 40% de tecnologias de automação (sensores, motores, redes, sistemas elétricos) e 60% de tecnologias de informação em geral (redes de computadores, banco de dados, mineração de dados, inteligência artificial). Há ainda uma disciplina prática de Robótica em que os alunos terão contato com robôs reais", destaca Baratella.

A nova pós é voltada para profissionais graduados em Tecnologia, Sistemas de Informação ou Engenharias Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica, Produção, Controle e Automação, Computação, Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados ou áreas similares. O curso será oferecido na unidade do Inatel no WTC em São Paulo e será coordenado pelo professor Yvo Marcelo Chiaradia Masselli.

Também no ano que vem, Lavras será o mais novo polo de ensino de educação continuada do Inatel. De acordo com o professor André Abbade a oportunidade surgiu por meio de uma parceria com a Faculdade Fagammon. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing e o MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico, que estão alinhados com a linha de ensino da instituição parceira.

As inscrições para os cursos de pós-graduação do Inatel estão abertas. A instituição oferece pós em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações; Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica; Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial; Engenharia de Automação de Sistemas Elétricos; Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing; Indústria 4.0; Internet das coisas (IoT) e MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico nas cidades de Santa Rita do Sapucaí, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Lavras. Clique para saber mais.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/06/2020
Produção de eletrônicos despenca 43,8%

16/04/2020
Pesquisa de inovação mostra investimento baixo e falta de política pública

15/04/2020
Metade da indústria eletroeletrônica parou por conta do coronavírus

06/04/2020
Indústria de eletrônicos converte produção para combate à Covid-19

25/03/2020
Atingida pela Covid-19 e falta de insumos, Manaus defende emprego e renda

24/03/2020
Samsung e Transire suspendem produção em Manaus por conta da Covid-19

09/03/2020
Sem encomendas para celulares e PCs, indústria de plástico suspende produção

02/03/2020
Fabricantes de eletrônicos de Manaus só têm estoque de componentes para 15 dias

14/02/2020
Motorola e Samsung param de fabricar celulares no Brasil por falta de componentes da China

09/12/2019
Indústria 4.0 aumenta produtividade das PMEs em 22% no Brasil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos vigentes

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site