Home - Convergência Digital

Inatel lança curso de pós-graduação em Indústria 4.0

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 22/11/2018

O Inatel anuncia para 2019 o novo curso de pós-graduação em Indústria 4.0 e um novo polo de pós em Lavras (MG), em que serão oferecidos os cursos de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing e o MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico.

"A indústria 4.0 é um conceito que está sendo muito discutido no mercado por dois motivos. Primeiro porque a conectividade é o dia a dia das pessoas e isso tem refletido na indústria. Um gerente ou supervisor quer acessar as informações da linha de produção que coordena pelo seu celular. Segundo, porque existe a demanda pela virtualização, ou seja, a necessidade de diminuir os hardwares existentes nas fábricas, o que hoje já é uma realidade, com muita coisa simulada, hospedada em servidor, em sites", explica o professor Alexandre Baratella, que coordena os cursos de Automação do Inatel e participou da elaboração do curso.

Segundo o professor André Abbade, gerente de Educação Continuada do Instituto, o advento desse novo conceito no mundo industrial vai exigir do profissional algumas expertises. "Ele vai precisar saber de robótica, internet das coisas, computação, telecomunicações, conhecer um pouco de cada uma dessas áreas e integrá-las para fazer com que a cadeia de produção funcione de forma inteligente", indica.

"O curso aborda 40% de tecnologias de automação (sensores, motores, redes, sistemas elétricos) e 60% de tecnologias de informação em geral (redes de computadores, banco de dados, mineração de dados, inteligência artificial). Há ainda uma disciplina prática de Robótica em que os alunos terão contato com robôs reais", destaca Baratella.

A nova pós é voltada para profissionais graduados em Tecnologia, Sistemas de Informação ou Engenharias Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica, Produção, Controle e Automação, Computação, Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados ou áreas similares. O curso será oferecido na unidade do Inatel no WTC em São Paulo e será coordenado pelo professor Yvo Marcelo Chiaradia Masselli.

Também no ano que vem, Lavras será o mais novo polo de ensino de educação continuada do Inatel. De acordo com o professor André Abbade a oportunidade surgiu por meio de uma parceria com a Faculdade Fagammon. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing e o MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico, que estão alinhados com a linha de ensino da instituição parceira.

As inscrições para os cursos de pós-graduação do Inatel estão abertas. A instituição oferece pós em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações; Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica; Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial; Engenharia de Automação de Sistemas Elétricos; Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing; Indústria 4.0; Internet das coisas (IoT) e MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico nas cidades de Santa Rita do Sapucaí, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Lavras. Clique para saber mais.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/07/2019
Novas demissões são alerta para indústria eletroeletrônica

10/07/2019
Governo adia decisão de zerar impostos em TICs até o dia 30 de agosto

09/07/2019
Congresso articula Decreto para derrubar portaria que zera imposto de importação

06/06/2019
Produção de eletrônicos despenca 11% em quatro meses

06/06/2019
Indústria de Informática corta empregos e fica mais concentrada

03/04/2019
Governo e empresas criam Câmara para acelerar digitalização da indústria

22/11/2018
Inatel lança curso de pós-graduação em Indústria 4.0

14/09/2018
Brasil falha na capacitação de mão de obra para indústria 4.0

24/07/2018
Venda de TVs dispara, mas celulares dominam faturamento de eletrônicos

03/07/2018
Brasil perdeu o direito de errar com a formação dos jovens

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site