INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Anatel 'estica' desligamento no interior de São Paulo e no Rio

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/11/2018 ... Convergência Digital

Sem atingir a margem mínima de 90% dos lares preparados, cidades do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro tiveram o desligamento dos sinais analógicos de televisão adiado. A previsão era de que o ‘apagão’ se desse à meia-noite desta quarta-feira, 28/11, mas a decisão do grupo de implementação da TV Digital foi esticar esse prazo até 12 de dezembro.

A pesquisa feita pelo Ibope identificou que em 395 cidades do interior de São Paulo com desligamento marcado para esta quarta o total de domicílios aptos a ficarem somente com os sinais digitais de televisão ficou em 89% - a margem legal é 93%, mas como é considerada a margem de erro de três pontos percentuais, na prática o desligamento é autorizado com 90% dos lares prontos.

No estado do Rio de Janeiro, onde esta etapa previa o ‘apagão’ analógico em 59 municípios, a pesquisa do Ibope foi ainda mais baixa, tendo identificado apenas 87% dos domicílios prontos para a recepção de sinais exclusivamente digitais. Daí a decisão do Gired, que reúne governo, Anatel, operadoras móveis e emissoras de televisão, de também lá adiar o prazo até 12/12.

Já em 128 municípios do oeste do Paraná e em outros 10 do sul do Rio Grande do Sul, os números da pesquisa identificaram que 92% e 90% dos domicílios estão prontos para ficar sem os sinais analógicos. Por isso, em ambos os casos o cronograma foi mantido e o desligamento se dará como previsto à meia-noite deste 28/11.

De acordo com a Seja Digital, braço operacional da preparação para o desligamento dos sinais analógicos de TV, a faixa de 700 MHz já foi liberada para uso pela telefonia móvel em 4.263 cidades.


Carreira
TRT precisa se manifestar sobre dissídio de TI em São Paulo

Depois que o desembargador Rafael Pugliese converteu o procedimento pré-processual de tentativa de conciliação é preciso aguardar manifestação do Tribunal para que o processo tenha continuidade.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G