TELECOM

MCTIC: política pública será diferencial para avançar com o 5G

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 28/11/2018 ... Convergência Digital

Ao representar o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na  6ª edição do Global 5G Event, realizada pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nesta quarta-feira, 28/11, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do órgão, Maximiliano Martinhão, advertiu que o Brasil precisa trabalhar para construir um ecossistema sustentável para o 5G.

"Não basta dar espectro. É preciso que se tenha regras claras e um modelo de negócios capaz de atrair investimentos. Vários países estão apostando também no 5G. O Brasil precisa ser capaz de construir o seu modelo atraente", reiterou Martinhão. Segundo ele, o País avançou ao criar uma estratégia digital e  ter elaborado um Plano Nacional de Internet das Coisas. "5G será crucial para a IoT funcionar como esperamos", observou.

Maximiliano Martinhão enumerou os principais desafios do País: o econômico, voltado à atração de investimentos; o desenvolvimento de tecnologias para atender ao Brasil que não está nos grandes centros; e o regulatório, pensando,por exemplo, em licenciamento e certificação de produtos, que desaguam na formulação de uma política pública consistente para a era digital e, por consequência, para o 5G. "Não podemos perder essa oportunidade. Ações estão sendo feitas, mas precisamos de mais", afirmou o secretário do MCTIC.


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2021 será o ano do salto do 5G

E em apenas dois anos, eles vão representar mais da metade - 51% - das vendas de smartpohones, aponta o Gartner.  No Brasil, ao Estadão, o conselheiro Vicente Aquino, sem dar detalhes, diz que o Governo vai arrecadar R$ 20 bilhões com a venda das licenças, previstas para março de 2020.

Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

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