SEGURANÇA

Para MP, mega vazamento de dados do Mariott coloca em risco pessoas e países

Convergência Digital* ... 03/12/2018 ... Convergência Digital

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MDFT) abriu um inquérito para averiguar o megavazamento da rede de hotéis Starwood (mais conhecida pelas unidades Mariott), com diversas unidades no país. Conforme divulgado pelo grupo na última sexta-feira (30), informações de cerca de 500 milhões de clientes das unidades do conglomerado em todo o mundo teriam sido acessados indevidamente, inclusive registros relativos a cartões de crédito.

O caso é tido por especialistas como um dos maiores incidentes mundiais de segurança já registrados. Segundo comunicado do conglomerado Starwood, uma investigação interna detectou em setembro deste ano que houve invasões na base de dados localizada nos Estados Unidos desde o ano de 2014. O caso, contudo, só foi publicizado pelo grupo mais de dois meses depois.

O responsável pelo ataque teria acessado, copiado, encriptado e estaria atuando para remover parte dos dados do cadastro do grupo. As invasões teriam abrangido registros de cerca de 500 milhões de clientes de todo o mundo. Do total, no caso de 327 milhões de clientes foram acessados diversas informações, como nome, e-mail, data de nascimento, número de telefone, passaporte, gênero e estadia nas unidades.

No caso de parte das pessoas – número que a rede não divulgou – teriam sido obtidos inclusive números de cartão de crédito e datas de expiração. Neste último caso, a rede informou que havia uma encriptação adicional, mas não pôde atestar se ela impediu o conhecimento pelos invasores das informações.

Em razão da gravidade do episódio, a Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial do MPDFT instaurou o procedimento para apurar as circunstâncias do vazamento e apurar as responsabilidades pelos danos causados.

Foram requisitadas informações detalhadas sobre o incidente. Os responsáveis pela apuração determinaram a notificação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da Missão Diplomática do Reino Unido. Autoridades dos dois países também investigam o episódio.

Na avaliação do procurador responsável, Frederico Ceroy, o incidente coloca em risco pessoas e países, além de abrir espaço para o monitoramento do trânsito pelo mundo de autoridades (como chefes de estado, corpos diplomáticos e serviços militares e de inteligência), além de agentes econômicos.

*Com Agência Brasil


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Golpe oferece US$ 1,5 milhão por perfil vencedor do Facebook

Golpe diz que a pessoa teve o perfil como vencedor do prêmio do Facebook de 2019. A seleçaõ teria sido feita pela base de dados do computador central do Facebook. O golpe pede que o 'selecionado' responda por email.

Hacker alega ter acessado Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil

Integrante do grupo Hacker "Fatal Error Crew" publica informações sobre suposta invasão a servidores da Certisign, que dariam acesso ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Empresa nega sucesso na invasão e afirma que o hacker apenas acessou dados de servidores inativos desde 2017.

Brasil foi o sexto país mais afetado por vírus em apps da Google Play

Software, identificado como ANDROIDOS_MOBSTSPY , foi responsável por baixado mais de 100 mil vezes no mundo. O malware rouba informações como localização do usuário, conversas por SMS, registros de chamadas e itens da área de transferência.

Mais de 120 milhões de CPF de brasileiros vazaram de servidor mal configurado

O fato aconteceu em março deste ano e foi detectado pela empresa InfoArmor. O dono do servidor mal configurado não foi identificado. Os vazamentos se multiplicam no País. Só essa semana foram três: TIVIT, Sicredi e SKY.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G