Home - Convergência Digital

IBM lidera força-tarefa para capacitar jovens do ensino médio em TICs no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 05/12/2018

A transformação digital são as pessoas e os jovens precisam ser atraídos para as TICs e suas novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain e outras. Nesta quarta-feira, 05/12,  a IBM anunciou o lançamento do P-TECH, programa educacional patrocinado pela companhia, no Brasil. A proposta é formar estudantes no ensino médio, técnico e superior tecnológico em cinco anos.

A primeira parceria foi firmada com o Centro Paulo Souza, do Governo de São Paulo e serão duas turmas com 80 alunos: uma na zona leste da capital paulista e outra em Americana, próxima ao centro da IBM, em Hortolândia, no interior do Estado. As aulas começam em fevereiro de 2019. Os alunos vão se inscrever no curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas'. O grande objetivo: levar a tecnologia para o mundo real desses jovens.

"Sou formado em técnico no nível técnico. Aprendi programar desde muito cedo e sinto falta dessa especialização no Brasil. O programa P-Tech quer consolidar o técnico. Um excelente profissional dessa nova jornada digital não precisa ter curso superior. É bom ter? Claro que é. Mas se ele tiver uma formação técnica especializada, esse profissional já pode fazer a diferença. O P-Tech no Brasil tem um olhar forte para o ensino médio. Temos que preencher vagas em novas tecnologias", afirmou o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, em encontro com a imprensa na capital paulista.

O programa está desembarcando na América Latina - além de Brasil, a Colômbia também está contemplada na política- e foi criado em 2011, em Nova York, também para fomentar o ecossistema direcionado à jornada digital. "Vamos bancar e sustentar duas turmas. Mas mais do que isso: estamos chamando nosso ecossistema para também patrocinar esse tipo de ação. A ideia é criar uma força-tarefa para acelerar o conhecimento no Brasil. Quanto mais gente participar, melhor será. A ideia é deixar São Paulo. É ampliar para outras unidades. Nós estamos jogando a semente. Que outros possam aderir", acrescenta o executivo.



Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/04/2019
Ciência na Escola terá R$ 100 milhões para formar uma nova geração de cientistas no Brasil

12/04/2019
O profissional do futuro de TI é alguém que ninguém conhece

09/04/2019
TICs podem formar 1 milhão a cada quatro anos com recursos já existentes

01/04/2019
Inteligência emocional faz a diferença na escolha do profissional de TIC

01/04/2019
Brasil leva seis alunos de TICs para a semifinal mundial do Huawei ICT Competicion

21/03/2019
TST condena IBM Brasil por conduta discriminatória e antijurídica

08/03/2019
Igualdade de gênero é uma mentira. Mulheres vão levar 202 anos para ganhar igual aos homens

22/02/2019
Mercado de trabalho: Lacunas de habilidades distanciam patrões e profissionais

20/02/2019
Futuro do trabalho: reinventar o RH custará muitos erros

15/02/2019
Harvard tem 24 cursos gratuitos para Ciência de Dados e de computação

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site