Home - Convergência Digital

IBM lidera força-tarefa para capacitar jovens do ensino médio em TICs no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 05/12/2018

A transformação digital são as pessoas e os jovens precisam ser atraídos para as TICs e suas novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain e outras. Nesta quarta-feira, 05/12,  a IBM anunciou o lançamento do P-TECH, programa educacional patrocinado pela companhia, no Brasil. A proposta é formar estudantes no ensino médio, técnico e superior tecnológico em cinco anos.

A primeira parceria foi firmada com o Centro Paulo Souza, do Governo de São Paulo e serão duas turmas com 80 alunos: uma na zona leste da capital paulista e outra em Americana, próxima ao centro da IBM, em Hortolândia, no interior do Estado. As aulas começam em fevereiro de 2019. Os alunos vão se inscrever no curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas'. O grande objetivo: levar a tecnologia para o mundo real desses jovens.

"Sou formado em técnico no nível técnico. Aprendi programar desde muito cedo e sinto falta dessa especialização no Brasil. O programa P-Tech quer consolidar o técnico. Um excelente profissional dessa nova jornada digital não precisa ter curso superior. É bom ter? Claro que é. Mas se ele tiver uma formação técnica especializada, esse profissional já pode fazer a diferença. O P-Tech no Brasil tem um olhar forte para o ensino médio. Temos que preencher vagas em novas tecnologias", afirmou o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, em encontro com a imprensa na capital paulista.

O programa está desembarcando na América Latina - além de Brasil, a Colômbia também está contemplada na política- e foi criado em 2011, em Nova York, também para fomentar o ecossistema direcionado à jornada digital. "Vamos bancar e sustentar duas turmas. Mas mais do que isso: estamos chamando nosso ecossistema para também patrocinar esse tipo de ação. A ideia é criar uma força-tarefa para acelerar o conhecimento no Brasil. Quanto mais gente participar, melhor será. A ideia é deixar São Paulo. É ampliar para outras unidades. Nós estamos jogando a semente. Que outros possam aderir", acrescenta o executivo.



Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/02/2019
Futuro do trabalho: reinventar o RH custará muitos erros

15/02/2019
Harvard tem 24 cursos gratuitos para Ciência de Dados e de computação

14/02/2019
Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

13/02/2019
Aplicativo disponibiliza mais de 600 tipos de aulas

12/02/2019
IBM libera IA Watson para funcionar em qualquer nuvem

01/02/2019
Networking: peça conselhos, não favores

21/01/2019
Marketplace móvel faz hackathon para área de pagamentos

16/01/2019
Por transformação digital, empresas 'caçam' especialistas UX/UI Designer

07/01/2019
2019: o ano do paradoxo no mercado de trabalho em TI

20/12/2018
Escola de tecnologia cria turma para formação de analista de dados

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

TRT/São Paulo homologa dissídio coletivo de TI de 2018

Tribunal concedeu estabilidade para a categoria pelo período de 30 dias. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do acórdão entre patrões e empregados, homologado pela Justiça. Reajuste salarial acorcado foi de 2,07%.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site